Producao Teatral
Mostrando 1-12 de 104 artigos, teses e dissertações.
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1. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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2. Arquivos e memórias de escritores e dramaturgos baianos: edição, crítica filológica, genética e sociológica
RESUMO A filologia ocupa-se das práticas de edição e crítica de textos, buscando trazer, em novo circuito de leitura, as produções artístico-literárias e diferentes possibilidades de leitura e interpretação (crítica filológica). Neste artigo, pretende-se, a partir da massa documental que forma os acervos de escritores e dramaturgos baianos, relat
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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3. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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4. A Driving Force, Odin Teatret: Ur-Hamlet at Kronborg Castle
Resumo: Ur-Hamlet é uma produção de Eugenio Barba apresentada em 2006 no castelo de Elsinore, Dinamarca. O Odin Teatret trabalhou em colaboração com muitos atores, bailarinos e músicos de diferentes culturas e tradições teatrais. O artigo descreve as relações que o Odin Teatret tem estabelecido com outros grupos teatrais do mundo inteiro, suas troc
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
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5. OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA CRÍTICA TEATRAL DE MACHADO DE ASSIS
Resumo O jovem Machado de Assis acumulou capital cultural filosófico suficiente para debater sobre as principais questões teóricas do país em meados do século XIX. Machado adquiriu o capital cultural da filosofia eclética, mobilizando-o para a emissão dos pareceres no Conservatório Dramático e para a composição de um critério pelo qual pudesse co
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
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6. Subjetividades femininas na ópera oitocentista: notas sobre Norma, La Traviata e Carmen
Resumo: Além da importância musical e teatral, as óperas oitocentistas representam, na cultura ocidental, uma inestimável importância narrativo-textual que proporcionou, junto com a cultura literária e artística da época, a configuração de subjetividades de gênero, especialmente aquelas relacionadas ao feminino. As análises de Norma, La Traviata
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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7. MACHADO DE ASSIS E O TEATRO
Resumo Considerando, com Lúcia Miguel Pereira, ter sido medíocre a produção teatral machadiana, Edgard Cavalheiro procura entender, no contexto brasileiro, o caminho do escritor entre o entusiasmo pelo teatro e seu abandono precoce. O ensaio deixa ver a força do crítico Machado de Assis e sua concepção de arte, que permitem a Cavalheiro relativizar o
Machado Assis Linha. Publicado em: 2018-04
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8. A Blasfêmia, o Sagrado e a Política: algumas reflexões sobre Golgota Picnic
Resumo: Golgota Picnic é um espetáculo dirigido pelo dramaturgo e diretor teatral Rodrigo Garcia, apresentado pela primeira vez em janeiro de 2011 em Madri. Devido ao uso recorrente da figura de Jesus Cristo, esse espetáculo provocou uma reação violenta de algumas associações católicas, que o consideraram como blasfêmia. A partir de uma análise do
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 22/02/2018
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9. Personagem Negra: uma reflexão crítica sobre os padrões raciais na produção dramatúrgica brasileira
Resumo: O presente artigo tem como objetivo destacar questões históricas e sociais no processo de construção do termo raça e as consequências de uma ideologia racista no campo dramatúrgico. A classificação racial produzida, principalmente, por cientistas naturalistas sustentou uma série de representações paradigmáticas difundidas na cena teatral
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-08
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10. As Didascálias Fora do Teatro: um exercício de teatralidade de Eugène Ionesco
Resumo: As didascálias constituem um gênero muito particular no domínio teatral: das indicações cênicas à inscrição de uma voz autoral no texto feito para ser representado. Na produção de Eugène Ionesco, as didascálias fogem das peças para encontrar uma função a mais em seus textos críticos e na correspondência com seus diretores. Neste art
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-08
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11. A Construção de Presença e a Cena Teatral Multimidiática: a hegemonia de uma presença imanente
Resumo: Neste ensaio, parte-se da compreensão de que a copresença de artistas e espectadores na cena contemporânea articula-se por meio de um foco na ficção e outro que privilegia a percepção e a interação concreta. Com base na discussão do problema da expressão em Deleuze/Espinosa e na crítica à produção de sentido em Gumbrecht, são designad
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-12
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12. Uma nova e moderna sociedade? O esporte no teatro de Arthur Azevedo
Esse artigo tem por objetivo discutir como um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Arthur Azevedo, ao lançar olhares sobre a sociedade do seu tempo (final do século XIX), incorporou o esporte em sua produção teatral. Considerando o destaque da presença do tema nas obras, analisamos "O Bilontra" (1885), "O Tribofe" (1892) e "A Capital Federal" (
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2015-03