Processo De Criacao Danca
Mostrando 1-12 de 102 artigos, teses e dissertações.
-
1. A DANÇA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL: PROPOSTA DE PROTOCOLO
RESUMO Introdução: A diminuição da prática de atividade física diária é considerada uma das causas do aumento exorbitante de crianças com sobrepeso, obesidade e comorbidades decorrentes. Portanto, é de fundamental importância que estratégias que visem auxiliar na melhora desse quadro sejam desenvolvidas e implantadas de forma consistente. Os est
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 2020-02
-
2. Os Corpos que Dançaram suas Vozes
Resumo: O artigo faz uma reflexão sobre a relevância da voz entendida como corpo em movimento. Este entendimento é, primeiramente, pensado à luz dos pressupostos de autores das artes cênicas, teatro e dança. Em seguida, foi lançada uma proposta de processo criador em dança que considerou a colaboração dos performers em seu percurso. A obra de danç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
3. A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea
Resumo: O artigo parte do princípio de que a educação somática articula questões próximas aos estudos da percepção tanto das ciências cognitivas como da filosofia. Indica que as abordagens somáticas podem ampliar sua área de atuação e transbordar sua função inicial de manutenção da saúde e melhora da qualidade técnica para habitar o campo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2015-04
-
4. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança
RESUMO O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
-
5. Dançando com grãos de soja, espécies companheiras na deriva pós-construcionista
Este artigo aborda o companheirismo entre humanos e não/humanos para pensar em relação na construção de modos de viver, estes entendidos como naturezas/culturas mutuamente constituídas (Haraway, 2004, 2007, 2008). Alinha-se aos estudos pós-construcionistas que trabalham as relações entre humanos e não/humanos (Spink, M., 2003). Tomamos como recurso
Psicol. Soc.. Publicado em: 2013
-
6. Dançar para a Fonte Xavante : uma experiênciabailarino-pesquisador-intérprete de retorno à Terra Indígena Pimentel Barbosa = Dancing to the Xavante Source: a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory / Dancing to the Xavante Source : a return experience of the dancer-researcher-performer to the Pimentel Barbosa Indigenous Territory
O objetivo desta pesquisa consistiu em aprofundar-se na fase do Método Bailarino- Pesquisador-Intérprete (BPI) que denominamos de Retorno ao Campo. Essa fase consiste em levar o espetáculo, resultante do processo ocorrido dentro do BPI, ao campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação cênica, eixo do Método no qual o bailarino faz u
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
7. A composição como decomposição : um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation / Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation
This research presents a study about composition as a decomposition process in dance, from the performance s actor-dancer experience point of view. We performed a theoretical investigation regarding the formal elaboration process in dance and its building elements suggested by the references, mainly Dantas (1999) and Smith-Artaud (2000). In order to incorpor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2012
-
8. A dança da vida: a experiência estética da biodança / Dance of Life: Aesthetics Experience of Biodanza
Este trabalho tem como objetivo compreender a experiência da Biodança em uma perspectiva fenomenológica. A Biodança é um método vivencial criado pelo psicólogo chileno Rolando Toro, que visa promover os potenciais saudáveis dos sujeitos, através de encontros em grupo, mediados pela música e pela dança. A dança ali se configura como uma forma de i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
-
9. Gestão-criação: processos indissociáveis nas práticas de um teatro baiano
Ao longo do desenvolvimento histórico do campo da administração, gestão e criação são, tradicional e implicitamente, consideradas processos antagônicos. A gestão é frequentemente definida como processo de organização e controle, ao passo que a criação é entendida corriqueiramente como processo de diferença, divergência ou desordem para se al
Revista de Administração Pública. Publicado em: 2012-08
-
10. Da dança expressionista alemã ao teatro coreografado na Bahia: aspectos interculturais e pós-dramáticos em dendê e dengo e Merlin
Esta tese trata do processo de modernização da criação artística iniciado em torno de 1900 na Alemanha, quando ocorreu uma ruptura no modo de pensar e de viver até então vigente, gerando movimentos como ―A Reforma de Vida‖, que revolucionaram a expressão corporal e a gestualidade, e elevaram a Ausdruckstanz (dança-expressão ou dança ex
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
11. O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal / The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
12. Dança teatral : reflexões sobre a poética do movimento e seus entrelaços / Tanztheater : reflections on the poetic of movment and it s interlaces
O presente estudo visou pesquisar as características e peculiaridades da Dança Teatral Alemã. Desta maneira, apresenta-se aqui uma abordagem sobre a Dança Teatral e o universo em que ela foi germinada, a fim de conhecê-la e analisá-la. A pesquisa de campo envolveu dois meses de estudos na Folkwang Hochschule, Essen/Alemanha; o que possibilitou contatar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011