Praticas Musicais
Mostrando 13-24 de 141 artigos, teses e dissertações.
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13. O subúrbio feliz do pagode carioca
Resumo O samba e o pagode são práticas musicais que abordam de forma recorrente a ideia de felicidade. Por meio da batida do pandeiro e dos instrumentos que moldam sua sonoridade característica, o imaginário de certa cultura popular valoriza o modo de ser dos setores populares por meio de uma narrativa de alegria, de encontros comunitários e de felicida
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12
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14. Usabilidade de espaleiras de violino e viola
ResumoOs atributos necessários para o desenvolvimento de produtos podem ser avaliados e verificados por meio da usabilidade. No caso dos músicos de violino e viola, acessórios como a espaleira são necessários para melhorar o posicionamento, minimizar a tensão muscular na região do pescoço e liberar a mão esquerda para a digitação das notas. Mesmo
Per musi. Publicado em: 2015-12
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15. A CIDADE SOB ENFOQUE ANTROPOLÓGICO: AS OBRAS DE RUTH FINNEGAN SOBRE MILTON KEYNES
Resumo O artigo se insere num projeto em andamento de análise de obras de antropólogos cujas abordagens remetem à cidade, embora não se situem explicitamente no campo da antropologia urbana. Enfocam-se os livros The hidden musicians (2007 [1989]) e Tales of the city (2004 [1998]) da antropóloga britânica Ruth Finnegan, ambos dedicados à cidade inglesa
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-08
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16. Luiz Gonzaga e alimentação sertaneja: as práticas alimentares representadas nas letras musicais
O cantor Luiz Gonzaga divulgou pelo Brasil os forrós e outros estilos musicais, ecoando as tristezas e os amores de um povo que ainda não tinha voz. O presente trabalho, de natureza qualitativa, apoiada na análise de conteúdo e nos estudos biográficos do cantor, objetiva identificar as letras das músicas cantadas por Gonzaga que contemplam representaç
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2015-06
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17. A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do
funk carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (eEduc. Soc.. Publicado em: 2015-06
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18. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
"Desde a década de 1960, as práticas criativas em Educação Musical têm sido alvo de interesse e estudo de muitos educadores musicais/ compositores em todo o mundo. Esteve também bastante presente no Brasil, com as propostas de Hans-Joachim Koellreutter e Conrado Silva, entre muitos outros. Assinale-se, também, a presença no país do canadense Murray Schafer a partir de 1990, que exerceu grande influência nos estudos dessa temática, desde que começou a visitar o Instituto de Artes da Unesp e a ter seus livros publicados no Brasil. Recentemente, em 2011 e 2012, prosseguindo em sua tradição de pesquisar esse tema, o GEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical –, sediado no IA/Unesp, recebeu a visita da pesquisadora e docente Chefa Alonso, musicista espanhola especializada em técnicas de Improvisação Livre, em que se destaca o trabalho sistemático de criação e improvisação com instrumentos, voz e corpo. A preocupação com as práticas criativas em Educação Musical é o germe de toda pesquisa desenvolvida pelo GEPEM no decorrer dos anos e a vinda de Chefa Alonso contribuiu fortemente com as investigações do grupo. Sua experiência enriqueceu o trabalho e reforçou a percepção da importância de se aprofundar no estudo dessa temática e em sua aplicação em diferentes contextos, nas escolas, projetos sociais e em cursos profissionalizantes e superiores de Música. No presente trabalho, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada oferece ao leitor o resultado de sua pesquisa na área de Educação Musical, partindo da análise da experiência de Chefa Alonso e enveredando por uma profunda reflexão a respeito do tema, graças à colaboração de educadores musicais de todo o país, consultados por internet, e de pesquisadores brasileiros e espanhóis entrevistados. Em Ciranda de sons, apresenta-se um levantamento inédito de como o assunto tem sido tratado no Brasil, tanto no que se refere à produção acadêmica quanto no que diz respeito à atuação de professores de música brasileiros de diferentes formações e que atuam em múltiplos espaços, assim contribuindo para o desenvolvimento da área da Educação Musical."
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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19. O coletivo anônimo e a trama dos gêneros: subjetivações plurais e intertextualidade no Brasil dos anos 1960
Este ensaio destaca a pouco compreendida pluralidade de gêneros musicais na MPB e na Tropicália da década de 1960, relacionando-a aos abalos vividos no período. Tal pluralidade de gêneros é inédita em um conjunto unitário de práticas na história da música popular brasileira, e argumenta-se que seu surgimento em momento marcado pela busca de partic
Per musi. Publicado em: 2014-12
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20. Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relaçõe
Educ. rev.. Publicado em: 2014-09
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21. Como se toca o baião: combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode con
Per musi. Publicado em: 2014-06
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22. Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital
Remix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2013-12
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23. A utilização da música nas atividades educativas em grupo na Saúde da Família
MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com 10 coordenadores de grupos, distribuídos em cinco unidades básicas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados de março a julho de 2009, com observação não participante no próprio grupo e entrevista semiestruturada com os coordenadores. As informações foram or
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 2013-04
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24. Uma proposta para o uso da música no segmento do turismo rural
O presente ensaio sugere propostas de uso da música no segmento do Turismo Rural, além de questionar as práticas atuais de imposição cultural efetivadas pelos mass media. Através de um breve levantamento histórico-cultural do povo brasileiro, questionamos o porquê de não utilizarmos elementos das culturas locais do Brasil no referido segmento. Suger
Estud. av.. Publicado em: 2013