Povos Africanos
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
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1. TO BE OR NOT TO BE “SUBTLY” PHILOSOPHICALLY COLONIZED*
RESUMO Um uso recorrente do predicado, “ser colonizado”, é um que o aplica imprecisamente, não em referência aos africanos e aos povos indígenas originais escravizados pelos europeus ou a descendentes de pessoas escravizadas, mas, sim, a acadêmicos que são cidadãos de ex-colônias como o Brasil, seus modos de pensar, trabalhos filosóficos, comuni
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2022
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2. O mundo e a diversidade: questões em debate
RESUMO As ondas migratórias que partiram do próprio berço da humanidade cientificamente situado no continente africano e que se prolongam até hoje por motivos históricos diversos, o tráfico humano dos africanos e as invasões coloniais dos territórios da América, da África e da Asia somando juntaram no mesmo território geográfico descendentes de p
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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3. Os negros d’água do rio Ribeira de Iguape: mito e história numa narrativa elaborada por comunidades negras do Vale do Ribeira
RESUMO Este artigo aborda a importância das águas do rio Ribeira de Iguape para a história do Vale do Ribeira. Suas águas foram exploradas desde o século XVI, quando da sua foz partiam expedições em busca de metais. Posteriormente, metais preciosos foram descobertos no Alto e no Médio Vale, onde se estabeleceram arraiais mineradores. No final do séc
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 29/07/2019
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4. Santa Catarina no roteiro das diásporas: os novos imigrantes africanos em Florianópolis
Resumo O presente artigo objetiva revelar as singularidades da recente imigração africana na região da grande Florianópolis. A investigação, realizada no período 2015-2017, utilizou-se de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa (análise documental) e quantitativa (cadastro institucional fechado). A pesquisa centrou-se no levantamento de informa�
Rev. katálysis. Publicado em: 2018-05
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5. SINCRETISMO RELIGIOSO COMO ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA TRANSNACIONAL E TRANSLACIONAL: DIVINDADES AFRICANAS E SANTOS CATÓLICOS EM TRADUÇÃO
RESUMO A chegada dos colonizadores portugueses na terra antes habitada por diversas etnias ameríndias, a qual mais tarde se chamaria Brasil, representou a eclosão de severos atos de violência contra diversos grupos populacionais, notadamente os muitos povos indígenas habitantes naturais desta terra e as dezenas de etnias africanas sequestradas para o Bra
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2018-04
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6. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia
Reconstruindo a trajetória dos povos jejes, o autor discute aspectos importantes da formação de identidades étnicas dos africanos na diáspora, mostrando como os cultos aos voduns dos jejes forneceram as bases para a formação do candomblé baiano. A narrativa cruza elementos da história e da antropologia, caminhando da África para o Brasil e do passado para o presente, numa escrita densa e envolvente.
Autor(es): Parés, Luis Nicolau
Editora da Unicamp. Publicado em: 2018
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7. “Clara como céu, escura como água do Luembe”: trajetórias, usos e significados das contas de vidro entre as populações da África Centro-Ocidental (Lunda, 1884-1888)
RESUMO Este artigo tem por objetivo explorar a polissemia das contas de vidro entre as sociedades centro-ocidentais africanas descritas pelo expedicionário português Henrique Augusto Dias de Carvalho em sua incursão pela região da Lunda (África Centro-Ocidental) no final do século XIX. Por meio das narrativas sobre as populações africanas e de aspect
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-08
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8. Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995)
Resumo: O artigo analisa como a visão sobre a África nos livros didáticos brasileiros de História, em particular os que compreendem esta produção na segunda metade do século XX, assumem uma dimensão racializante nos discursos alusivos aos povos africanos e afro-brasileiros. Constitui-se numa produção que realoca significados e visões constitutivas
Educ. Real.. Publicado em: 2017-03
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9. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI
Este artigo discute a estrutura epistêmica do mundo moderno em relação aos quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI (1450-1650). Argumenta-se que o privilégio epistêmico do homem ocidental foi construído às custas do genocídio/epistemicídios dos sujeitos coloniais. O artigo relaciona o racismo/sexismo epistêmico da estrutura das univ
Soc. estado.. Publicado em: 2016-04
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10. From beyond the Kwango - Tracing the Linguistic Origins of Slaves Leaving Angola, 1811-1848
Resumo: O Rio Quango tem sido visto há muito tempo como o limite do acesso dos traficantes de escravos às principais fontes de cativos no interior de Angola, a maior região de embarque de escravos para as Américas. Contudo, não há estimativas sobre o tamanho e a distribuição dessa enorme migração. Este artigo examina registros de africanos libertad
Almanack. Publicado em: 2016-04
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11. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?
RESUMO O Brasil oferece o melhor exemplo de um país que nasceu do encontro das diversidades étnicas e culturais. Povos indígenas, primeiros habitantes da terra que se tornou Brasil; aventureiros e colonizadores portugueses; africanos deportados e aqui escravizados; imigrantes europeus de diversas origens étnicas e culturais e imigrantes asiáticos, todos
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
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12. Um prefácio a povos da Guiné-Bissau: o Boletim Cultural da Guiné Portuguesa (1946-1973)
Não obstante a promulgação da Lei 10.639, que desde 2003 tornou obrigatório o ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira, ainda há muito que avançar para minimizar deficiências curriculares nacionais e reorientar reflexões sobre as Áfricas e os africanos. Há, ainda, um vasto campo a ser explorado para preencher os vazios que a marca co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012