Polifonia Musical
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. O subtexto religioso em Problemas da criação de Dostoiévski: da união de toda a humanidade à polifonia
RESUMO O livro de Mikhail Bakhtin Problemas da criação de Dostoiévski, publicado em 1929 e republicado em 1963, com alterações consideráveis, sob o título Problemas da poética de Dostoiévski, apresenta, como uma inovação artística trazida pelo clássico russo, a polifonia: termo emprestado da esfera musical. Ao lado do dialogismo e da carnavaliza
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2021-06
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2. Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo
O presente trabalho investiga o fenômeno da carnavalização na música ocidental produzida entre os períodos musicais do Renascimento ao Romantismo. O texto musical é aqui tratado sob a ótica das teorias de Mikhail Bakhtin sobre o discurso, com base na hipótese de que a carnavalização é aplicável ao discurso musical, portanto sendo teoria merecedor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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3. As minhas meninas: análise de estratégias discursivas em canções buarqueanas produzidas no período da Ditadura Militar
Este trabalho tem por objetivo a análise da construção discursiva das personagens, principalmente as femininas, em canções buarquenas produzidas durante o período da ditadura militar, para evidenciarmos como elas são utilizadas no gerenciamento das relações de face e lugar entre os interlocutores, Chico Buarque público e censura. Nossas discussões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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4. "Lamentationes Jeremiae Prophetae" de Orlando di Lasso : a aplicação da quinta categoria analitica de Joachim Burmeister / Orlando di Lasso s Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando di Lasso : the application of the fifth analytical category of Joachim Burmeister
Em Musica Poética (1606) , Joachim Burmeister oferece a primeira proposta de análise formal em música . A sua metodologia analítica tem um direcionamento retórico- musical e compreende a divisão em cinco categorias: "(1) investigação do modo; (2) investigação do gênero melódico; (3) investigação do tipo de polifonia; (4) consideração da quali
Publicado em: 2010
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5. A MÚSICA NA OBRA DE ERICO VERISSIMO: POLIFONIA, HUMANISMO E CRÍTICA SOCIAL / THE MUSIC IN THE WORKS OF ERICO VERISSIMO: POLYPHONY, HUMANISM AND SOCIAL CRITICISM
This study intends to analyze the many different conections between music and literature that exist in the works of the brazilian writer Erico Verissimo. Music acquired a diversity of uses in his work, as a vehicle for social criticism, as long as the psychological portrait of characters. The desire to expand the conections between music and literature led t
Publicado em: 2009
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6. "Papagaio véio não aprende a falá!?": um ensaio polifônico sobre os significados das vivências musicais em grupo de idosos portadores de doença de Parkinson
O presente estudo teve como objetivo compreender os sentidos da experiência das Vivências Musicais em grupo de idosos portadores da Doença de Parkinson (DP), e integrá-los em significados socialmente construídos, por meio da análise etnográfica interpretativa. Para isso, tomamos como apoio o referencial teórico da antropologia interpretativa de Cliff
Publicado em: 2009
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7. O ensino da polifonia pianística: analisando e construindo relações entre dois pólos de um processo.
Given the concept of education as a construction process, this present paper has as its main objective to investigate if the contents of the designated materials for the introduction on the pianistic polyphony teaching at the Curso de Formação Musical I (FM I) of the Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), convert into representative tools to e
Publicado em: 2008
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8. Alegres dias chorões - : o choro como expressão musical no cotidiano de Brasília anos 1960 - tempo presente
A tese tem como objeto o gênero choro como expressão musical no cotidiano de Brasília. Buscou as múltiplas figurações que esse gênero musical instaurou no cenário brasiliense dos anos 1960 ao tempo presente, as condições em que se engendraram as tramas simbólicas que as objetivaram e que ainda as objetivam, o que norteou a narrativa desses percurs
Publicado em: 2008
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9. An examination of the reception of bossa nova by journalism critics: renovation in popular music under the eye of the critic / Um exame da recepção da bossa nova pela crítica jornalística: renovação na música popular sob o olhar da crítica
O objetivo principal desta pesquisa é discutir a recepção crítica do primeiro fenômeno da música popular brasileira a interessar a grande imprensa - a Bossa Nova. Trata-se também de inserir a crítica literária na formação de uma crítica moderna brasileira, aí incluída a jornalística, capaz de criar parâmetros para outras críticas de arte. O
Publicado em: 2007
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10. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos outros são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cult
Publicado em: 2007
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11. Manguebit: uma discursividade literomusical guerrilheira / Manguebit: une guÃrilla discours literomusical
Este trabalho aborda as relaÃÃes interdiscursivas que, a nosso ver, foram constitutivas na emergÃncia da discursividade manguebitiana: as que se deram com os gestos arquienunciativos de Josuà de Castro de âHomens e Caranguejosâ, com as arquienunciaÃÃes literomusicais de Jorge Ben (com destaque para o perÃodo entre 1964 e 1974), e, por meio polÃmico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2006
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12. Desafinando o coro dos contentes : o discurso polifonico em canções tropicalistas / The polyphonic discourse in tropicalistic songs
O trabalho que aqui se apresenta tem como fio condutor a verificação de como se dá a construção do sentido através de procedimentos polifônicos na canção popular. Polifonia entendida não por sua acepção musicológica, mas pela noção advinda dos estudos da linguagem: as muitas "vozes" que contribuem para a formação do sentido no processo enunc
Publicado em: 2006