Poesia Pintura
Mostrando 1-12 de 37 artigos, teses e dissertações.
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1. Rainer Maria Rilke e Paula Modersohn-Becker Um diálogo inspirador no Réquiem a uma Amiga
Resumo Este artigo apresenta o Réquiem a uma Amiga (tradução no final do artigo) com algumas reflexões ensaísticas sobre o lugar desse poema na obra do poeta R. M. Rilke. Iniciaremos com observações biográficas (os encontros do poeta com a escultora Clara Westhoff e sua amiga Paula em Paris em 1900) que ocasionaram o estudo da pintura de paisagem e u
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-12
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2. PINTURA E POESIA: “SEVEN LAKES CANTO” DE EZRA POUND E OITO VISTAS DE XIAO XIANG
Resumo: Na história das trocas culturais entre a China e o Ocidente, é um feito amplamente louvado que as pinturas chinesas Oito Vistas de Xiao Xiang tenham exercido grande influência na obra poética de Ezra Pound “Seven Lakes Canto” ou “Canto 49”. Ao explorar os detalhes das pinturas e traçar a influência das pinturas na criação do poema, es
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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3. O “Sono Rancoroso dos Minérios” e a Maquinação do Mundo: a compreensão do lugar a partir da poesia de Drummond
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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4. Uma epistemologia verdadeiramente engajada
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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5. Por mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé , de Bayard
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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6. Lessing na estética de Adorno: música, pintura e a questão da pseudomorfose
Resumo: Neste artigo, propõe-se uma confrontação entre a teoria dos signos de Gotthold E. Lessing, tal como exposta em Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia (1766), e os dois ensaios de Theodor W. Adorno sobre as relações entre música e pintura (de 1950 e 1965). Pretende-se, com isso, demonstrar a presença decisiva de elementos da es
Trans/Form/Ação. Publicado em: 07/10/2019
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7. Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento
O Renascimento foi sobretudo um período de grande eclosão do pensamento e da criatividade humanas desde a ciência e as várias artes - pintura, arquitetura, escultura - até a filosofia, a poesia, o pensamento político e o jurídico. Foi também um período de grande transformação na sociedade com o surgimento de novos modelos de organização política e econômica que trouxeram grande dinamismo a algumas regiões da Europa e que inclui as navegações no Novo Mundo, que tiveram além do genovês Cristóvão Colombo, o florentino Américo Vespúcio como um de seus protagonistas. O Renascimento é um período multifacetado que produziu obras inovadoras nos campos mais diversos desde o Corpus Hermeticum até O Príncipe de Maquiavel, desde a Capela Sistina de Michelangelo até as máquinas bélicas de Leonardo Da Vinci. No presente livro Filosofia, Política e Cosmologia: Ensaios sobre o Renascimento, organizado por Fabrina Magalhães Pinto e Flávia Benevenuto, e incluindo textos de alguns dos mais importantes especialistas na área no Brasil e no exterior, temos uma significativa contribuição para o estudo do Renascimento precisamente em algumas dessas múltiplas facetas. Essas contribuições, que refletem as pesquisas realizadas por seus autores, assim como os debates que vêm desenvolvendo regularmente, se concentram em três grandes linhas que se interpenetram: a política e a ética; a linguagem; e a cosmologia.
Autor(es):
Editora UFABC. Publicado em: 2017
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8. "Tratado" e Exercício de ser criança: a infância entre versos, rimas e tintas
A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso o
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
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9. Viagens poéticas e outras metáforas subjacentes à crítica literária de poesia em inglês e russo
Este estudo se propõe a investigar a metaforicidade do discurso da crítica literária relacionada à poesia. A pesquisa desenvolvida no quadro dos estudos contemporâneos da metáfora se apoia, em primeiro lugar, na Teoria da Metáfora Conceitual e seus seguidores, e busca revelar metáforas que estruturam o discurso da crítica literária em duas culturas
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 2015-06
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10. Elogio do anacronismo: para os andróginos de Ismael Nery
"Por que fazer o elogio do anacronismo quando se é historiador?" - perguntou Loraux. O anacronismo, que já foi o pecado dos historiadores, hoje se impõe. Numa abordagem inspirada por alguns filósofos contemporâneos, tais como Agamben, Rancière e Didi-Huberman, que instigam em nosso pensamento uma nova concepção de tempo, este artigo desenvolve argume
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2014-12
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11. Mitate 見立: a retórica japonesa da repetição renovada
A retórica do mitate tem sido discutida nas últimas décadas como central na produção do período Edo, não só no campo da poesia como no da pintura. Almeja-se aqui fazer um estudo monográfico sobre o termo, destacando exemplos literários e pictóricos, bem como uma interpretação sobre os modos pelos quais este artifício retórico permeia a cultura
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-06
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12. Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte / Poetics of visuality in João Cabral de Melo Neto and Joan Miró: poetry as art critic
A tese focaliza alguns dos principais poemas de João Cabral de Melo Neto desenvolvidos como crítica poética. O mote da investigação é a construção de uma lírica crítico-discursiva, uma produção artística que avalia a arte com os termos, os instrumentos da própria arte. Esta perspectiva analítica é deflagrada pelos primeiros românticos (Schle
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/09/2012