Poder Espiritual
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13. Significado de espiritualidade para a enfermagem em cuidados intensivos
Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou identificar o significado de espiritualidade para a equipe de enfermagem de Unidade de Cuidados Intensivos e investigar como os valores de espiritualidade dos profissionais interferem no processo de cuidar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com trinta e quat
Texto & Contexto - Enfermagem. Publicado em: 2012-06
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14. Padres políticos e suas redes de solidariedade: uma análise da atuação sacerdotal no sertão de Minas Gerais (1822 e 1831)
A consolidação dos Estados nacionais modernos implicou combinações múltiplas entre mentalidade cristã e racionalismo secular. Apesar disso, as relações entre poder temporal e espiritual nem sempre foram congruentes e harmoniosas. Tampouco limitaram-se ao âmbito institucional. No caso brasileiro, muitos clérigos aliaram de modo peculiar a formação
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2012
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15. Discurso e poder no catolicismo : embates discursivos entre a Santa Sé e Leonardo Boff a partir de Foucault
Esta pesquisa propõe um espaço de debate sobre o conflito entre a Santa Sé e Leonardo Boff usando como base teórica as categorias de discurso e poder em Foucault. A descrição do embate terá como raiz do problema os escritos contidos na obra "Igreja: carisma e poder". O ponto central da questão é o teor crítico dos escritos que tem como alvo três a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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16. A confraria de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos de Quixeramobim (Cearà - Brasil): identidades e sociabilidades. / La confrÃrie de Notre Dame do Rosaire des Hommes Noirs de Quixeramobim (CearÃ-BrÃsil):identitÃs et sociabilitÃs
As irmandades ou confrarias de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos floresceram no Brasil no perÃodo da escravidÃo, adquirindo grande interesse para os africanos livres e cativos e seus descendentes. Apesar da imposiÃÃo ao culto catÃlico que lhes caracterizava, essas associaÃÃes leigas nÃo deixaram de ser um vetor de criaÃÃo de sociabilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/10/2010
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17. CRIME-PRISÃO-CRIME O círculo vicioso da pobreza e a reincidência no crime
A utilização de práticas consideradas criminosas na busca de satisfação de necessidades leva muitos dos sujeitos que a utilizam, sobretudo, aquele cuja inserção na vida social se dá de forma subalternizada, à prisão. E, mesmo depois de cumprir pena de privação de liberdade, esses sujeitos permanecem com essas mesmas práticas, o que demonstra a i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2010
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18. O império dos mil anos e a arte do "tempo barroco": a águia bicéfala como emblema da Cristandade
O artigo revela que, entre meados do século XVII e meados do XVIII, no meio eclesiástico das ordens religiosas (jesuítas, franciscanos, agostinhos, cistercienses, carmelitas etc.) e do episcopado, houve a adoção progressiva do símbolo imperial, a águia bicéfala, atributo do Império Cristão, do Sacro-Império Romano Germânico. Entretanto, em campo
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-12
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19. Percepções das relações entre trabalho remunerado e trabalho voluntário: um estudo com voluntários da pastoral da criança
O trabalho é uma atividade de fundamental importância na vida do homem porque é uma condição essencial para sua existência social. Ao longo do tempo o trabalho teve diversas definições e significados, mas na atualidade pode-se dizer que ele sintetiza e satisfaz três necessidades essenciais da natureza humana, a necessidade de subsistir (função eco
Publicado em: 2010
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20. Experiências de vida de pacientes esquizofrênicos e seus familiares: uma perspectiva cultural da doença. / Life experiences of schizophrenic patients and their family: a cultural perspective of the disease.
A esquizofrenia é um dos principais transtornos psiquiátricos, cujas causas são ainda amplamente desconhecidas. O objetivo deste estudo é descrever as concepções socioculturais relacionadas à experiência subjetiva de pacientes esquizofrênicos e seus familiares, nos seguintes aspectos: a) estudar modelos explicativos e significados formulados por pac
Publicado em: 2010
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21. Direção espiritual na TV canção nova: análise do discurso do Padre Fábio de Melo
Trata-se da análise do discurso realizado pelo Pe. Fábio de Melo através do programa Direção Espiritual, transmitido todas às quintas-feiras das 22h30min às 23h30min, através da TV Canção Nova filiada à Comunidade Canção Nova, situada em Cachoeira Paulista-SP. Discute-se a produção de um discurso religioso de massa revestido de um poder que bu
Publicado em: 2009
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22. HUSSERL E OS LIMITES DA REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA NAS IDÉIAS I / HUSSERL AND THE LIMITS OF FENOMENOLOGICAL REDUCTION AT IDEAS I
A não compreensão da peculiaridade da problemática fenomenológica husserliana em relação às ciências de fato e em especial à psicologia (já seja uma não compreensão oriunda de filósofos ou psicólogos alheios ou não ao movimento fenomenológico) constituí a justificativa para desenvolvimento do presente trabalho. Se mesmo alguns de seus discí
Publicado em: 2009
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23. A Maternidade Simbólica na Religião Afro-Brasileira: aspectos socioculturais da mãe-de-santo na umbanda em Fortaleza / La Maternidad Simbólica en la Religión Afrobrasileña: Aspectos socioculturales de la Mãe-de-santo en la Umbanda en Fortaleza Ceará
Esta tesis trata de la maternidad simbólica ejercida por las mães-de-santo en la Umbanda en Fortaleza y Región Metropolitana. Tuvo como objetivos construir la memoria histórica del Espiritismo de Umbanda en Ceará por medio de la narrativa de sus adeptos para eso considera el contexto y las transformaciones por las que esa religión pasó y el entrecruce
Publicado em: 2009
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24. The Queen Forests soldiers: the religious identity in the followers of Santo Daimess doctrine / Os soldados da Rainha da Floresta: a identidade religiosa nos adeptos da doutrina do Santo Daime
A sociedade pós-moderna, organizada e estruturada sob a égide de uma ideologia individualista, posiciona o homem contemporâneo no centro desse sistema social, imbuindo-o do poder de construir e recriar a si próprio e seus valores. Nesse contexto, a religião deixa de ocupar o papel central na vida do indivíduo, agora livre para administrar suas questõe
Publicado em: 2009