The Queen Forests soldiers: the religious identity in the followers of Santo Daimess doctrine / Os soldados da Rainha da Floresta: a identidade religiosa nos adeptos da doutrina do Santo Daime

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A sociedade pós-moderna, organizada e estruturada sob a égide de uma ideologia individualista, posiciona o homem contemporâneo no centro desse sistema social, imbuindo-o do poder de construir e recriar a si próprio e seus valores. Nesse contexto, a religião deixa de ocupar o papel central na vida do indivíduo, agora livre para administrar suas questões da forma que melhor lhe convir, não necessitando mais da religião para suas realizações. Indivíduos impregnados de valores éticos e humanitários, independente de pertencerem ou não a tradições religiosas. Porém, enquanto a afiliação religiosa pode estar mudando a sociedade humana pós-moderna, a crença no espiritual continua e demonstra pouco declínio, proliferam as demonstrações de espiritualidade com o surgimento de novos movimentos religiosos. É nesse contexto que uma religião que abarca diferentes elementos e permite o estabelecimento de uma relação singular com o Absoluto, passa a ocupar um lugar de destaque no grande e variado leque dos novos movimentos religiosos. Nossa corrente pesquisa envolverá uma religião eminentemente brasileira que vem crescendo nesse cenário: A Doutrina do Santo Daime, composta por elementos que vão do catolicismo popular, passando pelo curandeirismo caboclo amazônico, até o espiritismo Kardecista. Buscamos compreender os processos psicológicos envolvidos na constituição da identidade religiosa nos adeptos da Doutrina do Santo Daime, dando a devida atenção à perspectiva psicossocial e à construção pessoal da identidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com uma metodologia que dispôs de uma entrevista semi-estruturada com dez indivíduos adeptos da Igreja Reino do Sol há pelo menos cinco anos consecutivos. Os dados foram examinados, de um lado, a partir do referencial da teoria da identidade social, de Tajfel e Turner, e, de outro, o referencial da estruturação segundo o simbólico e o imaginário, conceitos inspirados em Lacan. A pesquisa conclui que a transformação da identidade religiosa se realiza, propriamente, quando ocorre a pertença grupal, por via da categorização e/ou prototipicalidade e a elaboração no nível do simbólico. Na grande maioria dos pesquisados verificou-se a mudança consumada de pertença grupal e de simbólico, no qual ocorreu a substituição de um simbólico por outro, reorganizando os múltiplos elementos, antigos e novos, ao redor do novo eixo simbólico, no caso, a Doutrina do Santo Daime. Cremos que o processo foi impulsionado pelo caráter sincrético da doutrina e pela singularidade da experiência religiosa do Santo Daime.

ASSUNTO(S)

identidade religiosa social identitys theory religius identity symbolic imaginário teoria da identidade social simbólico santo daimes doctrine imaginary doutrina do santo daime ciencias sociais aplicadas

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