Pintura
Mostrando 13-24 de 634 artigos, teses e dissertações.
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13. VOLPI: DOXA, PERMANÊNCIA E DENEGAÇÃO NA CRÍTICA DE ARTE BRASILEIRA
RESUMO Este artigo é uma genealogia da crítica que consagrou Alfredo Volpi. O foco da análise recai sobre a década de 1940, quando Mário de Andrade estabeleceu as principais diretrizes para pensar a “Família Artística Paulista”. Nesse momento, eclipsou-se a nacionalidade italiana do artista, bem como as referências estrangeiras em sua pintura. Su
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2021-04
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14. Ver: analogismo e naturalismo em uma cena da Anunciação (c. 1470)
RESUMO Propõe-se neste texto um desenho teórico para estudo de modos de visualização da pintura na primeira época moderna. A análise da Anunciação, retábulo atribuído a Francesco del Cossa (c. 1470), com o auxílio de uma ontologia das imagens, acarretará três hipóteses que revisam interpretações correntes. Primeira, o retábulo introduzia uma
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2021-04
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15. PINTURA E POESIA: “SEVEN LAKES CANTO” DE EZRA POUND E OITO VISTAS DE XIAO XIANG
Resumo: Na história das trocas culturais entre a China e o Ocidente, é um feito amplamente louvado que as pinturas chinesas Oito Vistas de Xiao Xiang tenham exercido grande influência na obra poética de Ezra Pound “Seven Lakes Canto” ou “Canto 49”. Ao explorar os detalhes das pinturas e traçar a influência das pinturas na criação do poema, es
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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16. Les Demoiseilles d’Avignon , de Picasso, entre a consagração e a contestação: notas sobre a crítica modernista e as contribuições feministas e pós-colonialistas à abordagem da pintura
O artigo percorre uma parcela da vasta fortuna crítica de Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Picasso, focalizando os pontos de tangência e divergência entre parte da literatura mais canônica sobre a obra e determinadas interpretações que, a partir da década de 1970, tomaram-na como lugar privilegiado para exercer uma drástica revisão de critéri
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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17. Uma epistemologia verdadeiramente engajada
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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18. Por mais tempo afogado: considerações sobre Le Noyé , de Bayard
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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19. O “Sono Rancoroso dos Minérios” e a Maquinação do Mundo: a compreensão do lugar a partir da poesia de Drummond
Ao perceber, no autorretrato como um homem afogado, de Bayard, certa semelhança entre a pose corporal de sua fotografia e de outras produções visuais engendradas ao longo da história ocidental, estruturou-se um painel com 27 imagens baseado no conceito warburguiano de Pathosformeln para discutir as transformações diante da confrontação com a morte na
Alea. Publicado em: 2020-08
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20. Uma personagem por sua roupa: o gibão como representação do bandeirante paulista
Resumo: O artigo focaliza o processo pelo qual a figuração do bandeirante paulista foi associada, durante o século XX, a um item específico de indumentária, o gibão de armas, espécie de colete caracterizado pela presença de costuras formando losangos. Essa vestimenta foi vinculada aos sertanistas pela primeira vez em uma pintura de Oscar Pereira da S
Tempo. Publicado em: 2020-08
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21. A conjuração dos mortos: Jacques-Louis David, artista do porvir
Ainda seguindo os paradigmas da forma da pintura histórica, David se utilizou dos feitos da Antiguidade Clássica não só como orientação moral, mas como posicionamento político e orientação prática na então emergente revolução iniciada na França. Os litores trazendo a Brutus os corpos de seus filhos (1789) é um exemplo de caráter republicano p
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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22. Era uma vez em Westworld
Este artigo analisa a ficção televisiva Westworld buscando elucidar a inserção da série na onda distópica contemporânea e sua representação de uma crise do sujeito humanista moderno. Outros aspectos destacados são a relação entre humanos e máquinas, sua ressignificação dos códigos do western cinematográfico, sua complexidade narrativa e as a
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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23. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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24. O Sócrates de Hannah Arendt
Resumo: Com o fito de compreender as noções de história e juízo político, este artigo pretende mostrar a peculiar interpretação que Hannah Arendt faz da mais conhecida e discutida personalidade filosófica: Sócrates. Assim como outras ideias, tais como a de banalidade do mal, a natureza do terror totalitário e de espaço público, sua estrita pintur
Trans/Form/Ação. Publicado em: 10/01/2020