Pintura Italiana
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. VOLPI: DOXA, PERMANÊNCIA E DENEGAÇÃO NA CRÍTICA DE ARTE BRASILEIRA
RESUMO Este artigo é uma genealogia da crítica que consagrou Alfredo Volpi. O foco da análise recai sobre a década de 1940, quando Mário de Andrade estabeleceu as principais diretrizes para pensar a “Família Artística Paulista”. Nesse momento, eclipsou-se a nacionalidade italiana do artista, bem como as referências estrangeiras em sua pintura. Su
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2021-04
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2. THE CREATIVE PROCESS OF PAINTINGS OF THE GROUP CORPOS-BEIJOS E OLHARES / O PROCESSO CRIATIVO DE PINTURAS DA SÉRIE CORPOS-BEIJOS E OLHARES
A presente dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Arte e Visualidade do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa contou com o processo criativo de onze pinturas, que compõem a série Corpos-Beijos e Olhares. Com essa série, busca-se mostrar imagens descritivas a partir da fotografia de modelos que posam para
Publicado em: 2010
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3. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos : com a catalogação das passagens relativas ao tema extraídas da literatura artística / The auxiliary plastic models and their functions among Italian painters : with the listing of the passages on the theme taken from the artistic literature
Procedimento surgido na Itália central durante o Quatrocentos, o uso de modelos plásticos auxiliares estava entre as diversas etapas que compunham o longo processo de realização de uma pintura. Essa prática artística consistia na elaboração de estatuetas de argila ou cera que deveriam atuar como modelos para o pintor. Podiam ser vestidos ou não, uti
Publicado em: 2010
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4. Registros do Exílio: marcas da passagem do Pintor Waldemar Belisário pelo município de Ilhabela - SP
Este estudo analisa alguns registros deixados pelo pintor Waldemar Belisário. Tem como tema implícito seus vários exílios: O nascimento no Brasil, ligado a um exílio voluntário de seus pais italianos, sua situação sócio econômica, que o fez viver à margem de diversos acontecimentos políticos e sociais obrigando-o a diversas retiradas estratégica
Publicado em: 2008
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5. Relações Brasil-Italia na arte do segundo oitocentos : estudo sobre Henrique Bemardelli (1880 a 1890)
Este trabalho apresenta a trajetória artística de Henrique Bernardelli na década de 1880, enfocando seus anos de estudo na Itália e a forma como sua produção desse período é recebida no meio artístico do Rio de Janeiro pré-republicano. O projeto busca uma melhor compreensão da pintura brasileira na segunda metade do Oitocentos, destacando as suas
Publicado em: 2006
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6. Espaços imaginarios : a perspectiva como expressão humanista na corte de Federico di Montefeltro
o objetivo desta pesquisa é estudar três pinturas de cenas urbanas conhecidas como painéis de Urbino, Baltimore e Berlim e, mais especificamente, o ambiente cultural que as produziu. Considerando a cidade de Urbino como o mais provável local de origem dessas obras, o estudo concentra-se na relação entre arte e política, e no papel da arquitetura e cul
Publicado em: 2005
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7. A figura do homem entre palavra e imagem : autobiografia e retrato pictorico no Renascimento de Jacob Burckhardt
Formado pelas lições dos estudiosos responsáveis pela consolidação da ciência histórica na Universidade de Berlim, no século XIX, o historiador suíço Jacob Burckhardt (1818-1897) é comumente referido como autor do clássico livro, editado em 1860, A Civilização do Renascimento na Itália. Através dessa obra, Burckhardt apresentava uma síntese
Publicado em: 2003
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8. O Juizo Final de Michelangelo : questões iconograficas e a polemica do cinquecento sobre o afresco sistino
Esta pesquisa aborda a iconografia do Juízo final, focando especialmente o célebre afresco de Michelangelo Buonarroti (1475-1564) na Capela Sistina. O trabalho desenvolve-se a partir de uma sucinta análise de modelos iconográficos precedentes, para então discutir as mudanças impetradas por Michelangelo nessa tradição iconográfica ao idealizar sua pr
Publicado em: 2003
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9. A iconografia de "Jose e a Mulher de Putifar" na pintura italiana do Seiscentos
A dissertação trata da iconografia de José e a mulher Putifar na pintura italiana do século XVII, um dos temas eróticos do Antigo Testamento a conhecer grande popularidade no colecionismo do período. A pesquisa analisa a transição do tema da arte religiosa para a secular e revela uma faceta do gosto seiscentista. O trabalho inclui um catálogo que co
Publicado em: 2001
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10. O São Jeronimo em meditação no deserto do Masp
Not informed
Publicado em: 1998
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11. O paragone do tratado da Pintura de Leonardo da Vinci : introdução a comparação entre as artes e tradução anotada
Não informado
Publicado em: 1996