Pietro Maria Bardi
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950
Este artigo aborda a trajetória do artista italiano Bramante Buffoni e sua importância para a compreensão das artes aplicadas como signo da modernidade no Brasil. Buffoni chegou em São Paulo em 1953, onde trabalhou com diversos agentes importantes do ambiente cultural paulistano, como Pietro Maria Bardi e Francisco Matarazzo Sobrinho. O artista atuou de
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
-
2. LULA CARDOSO AYRES: MODERNISTA EM PERNAMBUCO, FOLCLÓRICO EM SÃO PAULO
Resumo A circulação de intelectuais e artistas pelo território nacional não se dá de maneira simples e livre de disputas políticas e simbólicas. Essas tensões tornam-se evidentes nas trajetórias de pernambucanos integrantes do modernismo e nas expectativas de reconhecimento desses artistas por seus pares paulistas e cariocas. A trajetória de Lula C
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
3. Além do "silêncio de um oceano". Ideias de Brasil nas representações de um crítico e de artistas e arquitetos italianos depois da Segunda Guerra Mundial
RESUMO Este artigo investiga as ideias de Brasil formuladas em uma seleção de cartas, artigos, fotografias, desenhos, pinturas e mostras, entre 1947 e 1963 pelos arquitetos Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, pelos artistas Roberto Sambonet e Bramante Buffoni, e pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi - italianos imigrados no país após a Segunda Guerra M
An. mus. paul.. Publicado em: 2016-08
-
4. A moda no MASP de Pietro Maria Bardi (1947-1987)
O objetivo deste artigo é evidenciar a centralidade das ações ligadas à moda e à formação da Seção de Costumes do MASP no projeto de museu e na concepção de arte de Pietro Maria Bardi no período 1947-1987, e como tais ações teriam sido relevantes para a instituição de uma visualidade e uma história para a moda nacional. Demonstra-se como a t
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-12
-
5. Mecenato: atores, objetos e práticas
Esta pesquisa analisa o encontro de um grupo de pessoas empenhadas na organização do Museu de Arte de São Paulo, desde a sua inauguração no ano de 1947 até a primeira exposição internacional de parte do seu acervo em 1953 no Musée de l’Orangerie, em Paris. Convocamos os registros do idealizador do museu, Assis Chateaubriand, de seus diretores Piet
Publicado em: 30/03/2012
-
6. Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) / Jacob Ruchti, the modernity and architecture of São Paulo (1940-1970)
Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) analisa individualmente, pela primeira vez, o envolvimento do personagem Jacob Ruchti no movimento estéticosócio- cultural paulista. Nascido na Suíça em 1917, Ruchti formou-se arquiteto pela Universidade Mackenzie em 1940. A abordagem destaca sua contribuição pioneira para a semeadura e c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011
-
7. MASP: Laboratory Museum. City Museum Project: 1947-1957 / MASP: Museu laboratório. Projeto de museu para a cidade: 1947-1957
Este trabalho tem como objeto o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP e sua inserção na cidade de São Paulo, nos primeiros 10 anos de atividade em sua primeira sede na rua Sete de Abril. O objetivo é compreender o Museu de Arte e sua inserção na cidade do ponto de vista da sua operatividade, como laboratório do moderno, através das div
Publicado em: 2010
-
8. Exposição didatica and vitrine das formas : the didactic of Art Museum of São Paulo / Exposição didatica e vitrine das formas : a didatica do Museu de Arte de São Paulo
A Exposição Didática e a Vitrine das Formas foram duas exposições que marcaram o início do Museu de Arte de São Paulo, em 1947. Foi na Rua Sete de Abril que o projeto de Pietro Maria Bardi se iniciava, na busca pela formação didática do público moderno que adentrava pelas portas do Edifício dos Diários Associados. Este estudo visa à compreensã
Publicado em: 2010
-
9. Revista Habitat: um olhar moderno sobre os anos 50 em São Paulo / Habitat Magazine: a modern look about 50 years in São Paulo
A pesquisa analisa os primeiros quinze números da revista Habitat: revista das artes no Brasil, no período compreendido entre outubro de 1950 e abril de 1954. Desses quinze números investigamos num primeiro momento as características que a fazem particular entre as demais revistas do período a decisiva participação de Pietro Maria Bardi e Lina Bo, sua
Publicado em: 2007