LULA CARDOSO AYRES: MODERNISTA EM PERNAMBUCO, FOLCLÓRICO EM SÃO PAULO
AUTOR(ES)
Dimitrov, Eduardo
FONTE
Sociol. Antropol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-08
RESUMO
Resumo A circulação de intelectuais e artistas pelo território nacional não se dá de maneira simples e livre de disputas políticas e simbólicas. Essas tensões tornam-se evidentes nas trajetórias de pernambucanos integrantes do modernismo e nas expectativas de reconhecimento desses artistas por seus pares paulistas e cariocas. A trajetória de Lula Cardoso Ayres é emblemática. Como herdeiro do açúcar, teve condições de formar-se pintor frequentando as melhores instituições e artistas renomados. Em Paris, seguiu percurso formativo comparável ao de outros expoentes do modernismo brasileiro. Sua carreira, porém, é marcada por um constante embate entre suas pretensões de reconhecimento nacional e a resistência do campo que, com frequência, o classificava de "regional" ou "folclórico". Ao se confrontar a obra pictórica com comentários críticos publicados na imprensa, textos de Gilberto Freyre e cartas trocadas entre Ayres e Pietro Maria Bardi, esse embate se explicita.
ASSUNTO(S)
modernismo lula cardoso ayres regionalismo arte e poder arte brasileira
Documentos Relacionados
- ESAÚ E JACOB E MEMORIAL DE AYRES: MANUSCRITOS QUE VIAJAM
- Parques infantis em São Paulo: infância, educação e saúde no projeto modernista
- ProduÃÃo e exportaÃÃo de Ãlcool combustÃvel nos estados de Pernambuco, Alagoas e SÃo Paulo e as perspectivas de mercado para Pernambuco
- Pteridófitas de um remanescente de Floresta Atlântica em São Vicente Férrer, Pernambuco, Brasil: Pteridaceae
- Phyllanthus L. (Phyllanthaceae) em Pernambuco, Brasil