Pensamento Grafico
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
1. A ultrapassagem das fronteiras: hibridismo e universalismo na obra de Laura Erber
resumo Este artigo analisa duas das obras literárias da escritora, artista visual e professora Laura Erber, explorando o convívio na sua escrita de algumas tendências caraterísticas da literatura brasileira pós-moderna, como o hibridismo genérico, os diálogos interartísticos, o protagonismo da dimensão metaficcional ou a atualização da escrita do
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
-
2. Cartografias do cosmos: conhecimento, iconografia e artes verbais entre os Marubo
Este artigo pretende explorar a relação entre as artes verbais dos Marubo (falantes de pano da Amazônia ocidental) e um repertório de desenhos elaborados por xamãs. Esquemas cosmográficos visuais, os desenhos possuem afinidades com outras tecnologias ameríndias da memória, também marcadas pelo trânsito entre expressões verbais e gráficas. Realiza
Mana. Publicado em: 2013-12
-
3. Geo-grafias da comunidade: investigações a partir do excesso da vida e a margem da multidão
O presente trabalho tem como objetivo pensar a questão geográfica em sua especificidade no campo literário como articuladora de um pensamento comunitário espacial a partir de uma leitura cerrada de duas obras seminais portuguesas, o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e Os Passos em Volta, de Herberto Helder. Compreendendo o espaço literário com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
-
4. Aspectos próprios ao universo de noções e competências do design identificáveis, eventualmente, na atuação de indivíduos formados nesta área no desempenho de outras atividades profissionais / Aspects specific to the universe of design ideas and competencies that can be eventually identified, when design graduates carry out their activities in other professional areas.
Com a crescente oferta de cursos superiores de design no Brasil, considerou-se que parte dos egressos destes cursos não seguem atuando nesta área. Notou-se que, com o advento de publicações sobre o tema do design thinking e sobre o ensino de elementos do design na educação geral, há valorização dos atributos da formação do designer para resolver p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2012
-
5. A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons. Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2011
-
6. Como estudantes do ensino médio lidam com registros de representação semiótica de funções
Esta pesquisa consistiu em uma investigação de como estudantes do Ensino Médio de uma escola de Rolândia, PR, lidam com o conceito de função ao se depararem com uma sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática apresentados por Artigue (1996), trabalhando diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático. Como refer
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2011
-
7. O ensino da função logarítmica por meio de uma sequência didática ao explorar suas representações com o uso do software GeoGebra
Este estudo tem como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que envolveu o tema função logarítmica utilizando o software GeoGebra como uma estratégia pedagógica. Para tanto escolhemos como aporte teórico a Teoria dos Registros de Representação e Semiótica descrita por Duval (2009) e os processos do Pensamento Matemático Avan
Publicado em: 2011
-
8. Projeto de interfaces graficas para ensino de deficientes auditivos
Este trabalho trata dos aspectos que são relevantes para o projeto de interfaces de um sistema gráfico o qual visa dar subsídios para o ensino de geometria a alunos surdos. Estudou-se detalhadamente projeto de interfaces e as formas de comunicação do deficiente auditivo para que fosse possível formular conjecturas sobre qual a direção a ser seguida p
Publicado em: 2010
-
9. Análise da percepção de uma metodologia não linear em design gráfico
Esta dissertação descreve a evolução do design gráfico e das metodologias projetuais evidenciando a sua linearidade, o pensamento não-linear e complexo, bem como os aspectos cognitivos e fenomenológicos nas mudanças perceptivas. Através da realização de um experimento projetual acadêmico, apoiado por um ambiente virtual de aprendizagem, são anal
Publicado em: 2009
-
10. Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica / Design narrative and visual language in film
A dissertação Design e narrativa visual na linguagem cinematográfica localiza as origens do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade e busca entender o papel que o artista moderno deve desempenhar neste fluxo de transformações e ambiguidades que teve início no século XIX. Assim, procura traçar como as novas formas de representação,
Publicado em: 2009
-
11. Desenho e pensamento : imagem e texto, deslocamentos e cidades. Procedimentos gráficos de uma produção em artes visuais
O presente estudo tem como objetivo a reflexão de relações entre imagem e texto, deslocamentos e cidades como procedimentos gráficos pensados a partir da minha produção em artes visuais. Retomando elementos do processo de trabalho, busco referências e intenções presentes em minha produção a fim de traçar questões fundamentais nesta. As letras pe
Publicado em: 2008
-
12. O pensamento gráfico no cinema: a construção e a representação da imagem cinematográfica
This thesis inserts the graphic thinking in the theoretical reflections about cinema, analysing the aesthetic and mediatics phenomena that can be observed in movies, as a result of this thought. It is a theoretical descriptive proposition that tries to identify the parameters of the graphic aesthetics, in representation of the cinemas image as result of the
Publicado em: 2008