Patrimonio Musical
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. A comoditização do sufismo marroquino: formas estéticas na tariqa Hamdouchiya
Resumo: O artigo visa compreender os efeitos da política de valorização do sufismo - via mística do Islã - na confraria marroquina Hamdouchiya. Os aspectos estéticos associados aos legados imateriais desse grupo, tal como o estilo da música Hamadsha, têm sido valorizados dentro da lógica da comoditização das tradições em curso no país nos últi
Religião & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. The recognition of Brazilian samba de roda and reunion maloya as intangible cultural heritage of humanity
Este artigo apresenta uma análise comparativa do processo de patrimonialização, junto à UNESCO, de duas formas de música e dança afro-diaspóricas: o samba de roda, do Recôncavo baiano (área litorânea no estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil), e o maloya, da Ilha da Reunião (um ex-colônia francesa no Oceano Índico, cujo atual estatuto ju
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
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3. Mediações musicais e direitos autorais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul
Esta pesquisa objetiva confrontar os fundamentos das atuais regulamentações dos direitos autorais com aspectos de processos de registro e difusão musicais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. A emergência da música étnica no mercado musical mundial, a promoção de políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural e a difusão de m
Publicado em: 2011
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4. Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa : um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil
Retornando a temáticas e locais já estudados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em épocas distintas, desde outros paradigmas, essa pesquisa apresenta-se como um re-estudo etnomusicológico sobre tradições performáticas entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Através da etnografia multi-situada, realizada entre 2006 e 2009, nas com
Publicado em: 2011
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5. Avaliação e perspectivas da abordagem à conservação do patrimônio organístico no Brasil
Órgãos de tubos são construídos no Brasil, ou importados do exterior, desde as primeiras décadas do período colonial. Estes instrumentos, apesar de constituírem um conjunto relativamente exíguo, representam um testemunho histórico e musical de valor inestimável. No entanto, de um modo geral, encontram-se em condições precárias de funcionamento e
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2010-06
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6. Samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade
Em 2005, o samba de roda, forma musical-coreográfica da região do Recôncavo, na Bahia, foi incluída pela Unesco na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade. Essa candidatura vitoriosa foi construída num processo complexo, que envolveu agentes de políticas públicas, antropólogos, etnomusicólogos e, especialmente, sa
Estud. av.. Publicado em: 2010
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7. A politica de salvaguarda do patrimônio imaterial e os seus impactos no Samba de Roda do recôncavo baiano.
O samba de roda é uma manifestação coreográfica, poética e musical presente em todo o Estado da Bahia, particularmente, na região do Recôncavo Baiano. Em 2004, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi proclamado pelo IPHAN Patrimônio Cultural do Brasil. Posteriormente, em 2005, tornou-se Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, títu
Publicado em: 2009
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8. Canto popular : a criação musical para Além dos muros da escola
This research sought alternative ways of teaching and learning popular songs, ways that go beyond societal norms and impersonality. The study sought answers in authentic communities of Maranhão, communities which preserve their tradition and the possibilities dialogue thus protecting and maintaining what is of utmost value to a community: its social patrimo
Publicado em: 2009
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9. Um resgate do patrimonio musical paulista : transcrições musicologicas e considerações analiticas de tres missas de Manoel Jose Gomes, mestre-de-capela em Campinas
Este trabalho tem como objetivo o resgate do patrimônio histórico e musical campineiro, através de transcrições musicológicas e considerações analíticas de três Missas de Manoel José Gomes (Santana de Parnaíba, 1792 - Campinas, 1868), conhecido sob a alcunha de Maneco Músico, figura central no panorama musical da cidade de Campinas durante o sé
Publicado em: 2008
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10. O Centro de Documentação Musical da UFPel no horizonte da multidisciplinaridade: articulações entre musicologia histórica, gestão patrimonial e memória institucional
Esse artigo pretende apresentar o programa de memória do Centro de Documentação Musical da Universidade Federal de Pelotas (CDM-UFPEL), no qual se articulam a pesquisa em musicologia histórica, a gestão do acervo histórico do Conservatório de Música de Pelotas (CM-UFPEL) e o estudo de memória institucional. A pesquisa e organização dos suportes de
História (São Paulo). Publicado em: 2008
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11. E hoje, quem é que vê a banda passar? Um estudo de práticas e políticas culturais a partir do caso das bandas civis centenárias em Campos dos Goytacazes
Este projeto tem como temática o campo das Políticas Culturais considerando-se o significado social das bandas de música civis centenárias de Campos dos Goytacazes. Pretendeu-se destacar com este trabalho a importância das bandas como patrimônio cultural, imaterial e prática social no espaço onde se inserem, identificar e discutir os projetos e polí
Publicado em: 2008
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12. E hoje, quem é que vê a banda passar? Um estudo de práticas e políticas culturais a partir do caso das bandas civis centenárias em Campos dos Goytacazes
Este projeto tem como temática o campo das Políticas Culturais considerando-se o significado social das bandas de música civis centenárias de Campos dos Goytacazes. Pretendeu-se destacar com este trabalho a importância das bandas como patrimônio cultural, imaterial e prática social no espaço onde se inserem, identificar e discutir os projetos e polí
Publicado em: 2008