Ovarios
Mostrando 1-12 de 719 artigos, teses e dissertações.
-
1. Quais são as causas de hiperinsulinemia?
Hiperinsulinemia (resistência aumentada à insulina) significa excesso do hormônio insulina circulante no corpo humano. A hiperinsulinemia pode ser provocada pela obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados (farinha branca), que provocam aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insuli
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
2. O contraceptivo injetável pode ser prejudicial ou contraindicado para paciente de 32 anos que realizou laqueadura há 3 anos e tem um fluxo menstrual intenso?
A laqueadura tubária, também conhecida como ligadura tubária ou ligadura de trompas é um método anticoncepcional cirúrgico definitivo. Apresenta elevada eficácia através do bloqueio das trompas, situação que impede o encontro do espermatozoide do homem com o óvulo da mulher.
Após a realização da laqueadura tubária as mulheres continua
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
3. Quando devo solicitar dosagem de colesterol serico?
De acordo com a opinião de especialistas a solicitação da primeira dosagem de colesterol total e frações, incluindo LDL deve acontecer aos 55 anos de idade para as mulheres e aos 45 anos para os homens. O exame deve ser repetido a cada 5 anos em indivíduos sem fatores de risco.
O colesterol total e a glicemia de jejum devem ser solicitados ant
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
4. Pacientes que não estão no climatério e que realizaram histerectomia ou ooforectomia devem receber que tipo de terapia de reposição hormonal?
Pacientes que realizaram histerectomia e que mantém seus ovários intactos não tem indicação de receber hormônios se não estão apresentando sintomas climatéricos, os quais não possam ser controlados com outras medidas.
Pacientes ooforectomizadas antes dos 40 anos ou com qualquer causa de menopausa precoce (antes dos 40 anos) devem receber e
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
5. O que é planejamento familiar?
Conforme a lei federal 9.263/96,
Em outras palavras, planejamento familiar é dar à família o direito de ter quantos filhos quiser, no momento que lhe for mais conveniente, com toda a assistência necessária para garantir isso integralmente.
Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os mét
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
6. Qual o tratamento farmacológico de primeira escolha para pacientes portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos com alterações dermatológicas (acne e hirsutismo)?
O anticoncepcional hormonal oral (ACHO) é o tratamento farmacológico de primeira escolha para pacientes com Síndrome de Ovário Policístico (SOP) com alterações dermatológicas (acne e hirsutismo), dependendo da gravidade e do objetivo do tratamento.
Quanto à escolha do tipo de ACHO, sugere-se ACHO contendo 20mcg de etinilestradiol associado
Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Publicado em: 12/06/2023
-
7. Quais os aspectos para diagnóstico mais importantes sobre Caxumba?
A Caxumba é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por um vírus que provoca febre e inflamação da glândula parótida.
O agente causador da infecção é o vírus da família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus.
Os sintomas são febre, aumento do volume das glândulas salivares localizadas na região da boca, principalment
. Publicado em: 12/06/2023
-
8. O que é hiperprolactinemia? Como deve ser a abordagem na Atenção Primária?
Fisiológicas
GravidezAmamentação
Farmacológicas
Neurolépticos (fenotiazinas, butirofenonas, risperidona, sulpirida)Antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina)Inibidores da monoaminoxidaseAnti-hipertensivos (verapamil, reserpina, metildopa)
Fenitoína
Medicamentos de ação intestinal (domperidona, m
Núcleo de Telessaúde HC UFMG. Publicado em: 12/06/2023
-
9. Qual é o tratamento mais indicado para o câncer de colo uterino?
O tratamento das neoplasias intraepiteliais dar-se-á de acordo com o tipo e extensão da lesão. Em sua maioria, é conservador, ou seja, as técnicas utilizadas são a eletrocoagulação, crioterapia, coagulação a laser, excisão ampla com alta freqüência (CAF) e a conização (CAF ou bisturi).
A observação é possível quando as lesões sã
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
10. Qual abordagem para o paciente com queixa de alopecia?
Alopecia pode ser descrita como perda de cabelo em áreas onde normalmente eles deveriam crescer. A alopecia pode ser decorrente de influências genéticas, de processos inflamatórios locais ou de doenças sistêmicas. Alopecia é classificada como cicatricial ou não-cicatricial, dependendo se a perda de cabelo é permanente ou não, conforme a área do
Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul. Publicado em: 12/06/2023
-
11. Relationships between antral follicle counts and ovarian morphology of Bos indicus of different ages
RESUMO O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a contagem de folículos antrais (CFA) e a morfologia ovariana de Bos indicus em diferentes faixas etárias: 12-23 meses (G1), 24-35 meses (G2), 36-47 meses (G3), 48-59 meses (G4) e >60 meses (G5). Os ovários foram coletados individualmente e enviados ao laboratório, onde suas caracterí
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. Publicado em: 2022
-
12. Polycystic Ovary Syndrome in Adolescence: Challenges in Diagnosis and Management
Resumo Diagnosticar a síndrome do ovário policístico (SOP) durante a adolescência é um desafio, uma vez que o desenvolvimento puberal normal se sobrepõe às características típicas desta síndrome. Os autores têm por objetivo resumir as evidências existentes sobre a SOP na adolescência, particularmente seus critérios diagnósticos e opções tera
Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Publicado em: 2022