Ouvinte Modelo
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13. Imagens sonoras no ar: a sugestão de sentido na publicidade radiofônica. / Sound images on air: the suggestion of sense in radio advertising
O objetivo com este trabalho foi compreender o sentido sugerido pelos elementos sonoros que constituem a linguagem radiofônica. Dessa forma, buscamos entender como se dá a sugestão de sentido ao ouvinte por meio da performance da voz, dos efeitos sonoros, da trilha musical, do silêncio e do tratamento técnico. Elementos que devem ser associados ao reper
Publicado em: 2009
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14. A relevância em comunicação : a construção de inferências internas e externas a filmes publicitários
Este estudo tem por objetivo verificar a consistência da Teoria da Relevância, de Sperber &Wilson (1986; 1995), um modelo de comunicação e cognição humanas que se propõe a explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações nas trocas comunicativas cotidianas através da formulação de inferências. Assim, abordam-se aspectos
Publicado em: 2008
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15. O reconto de histÃrias em lÃngua de sinais / Retelling a stories by using the Sign language
O presente trabalho teve como objetivo principal investigar a habilidade dos Surdos para compreender e produzir textos, mais especificamente os narrativos, por meio da lÃngua de sinais. Foi avaliada a qualidade dessa compreensÃo atravÃs da condiÃÃo de reproduzir fidedignamente uma histÃria em diferentes gÃneros narrativos. Buscou-se, entÃo, aproximar
Publicado em: 2006
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16. Música em 78 rotações: discos a todos os preçosna São Paulo dos anos 30 / Brazilian music in the 78rpm disc records: discs of all prices in São Paulo´s 20th century
A presente pesquisa investiga os caminhos trilhados pelas gravadoras de discos 78rpm que atuaram na cidade de São Paulo, desde a inauguração da gravação elétrica até a consolidação do rádio. Analisa-se, especialmente. o processo de incorporação, seleção, ou recriação das empresas fonográficas diante da produção musical brasileira. A tecnol
Publicado em: 2006
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17. Uma proposta metodológica do ensino da química para alunos da Zona Rural :O estudo do leite
O ensino evoluiu, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui propõe-se um método de ensino, em que o aluno é mais que um simples ouvinte: além de parte integrante, ele é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a contextualização do tema a ser trabalhado inclusivo, associado ao seu dia-
Publicado em: 2006
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18. Avaliação e persuasão em abstracts de artigos de pesquisa experimental em medicina
O presente trabalho teve por objetivo estudar a utilização de recursos lingüísticos avaliativos em abstracts de artigos de pesquisa experimental em medicina, e verificar de que maneira esses recursos auxiliam os escritores dos abstracts a persuadirem seus leitores da veracidade e validade de suas pesquisas. O principal arcabouço teórico que norteou o e
Publicado em: 2005
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19. Aspectos da interaÃÃo e processamento no discurso terapÃutico
A capacidade de construir sentidos e transmiti-los atravÃs da linguagem està na essÃncia do poder criativo do ser humano. No entanto, esta construÃÃo sà se torna possÃvel na sociointeraÃÃo, que se realiza no espaÃo fÃsico e sociosubjetivo dos interlocutores. Partindo de uma concepÃÃo de lÃngua/linguagem em que o falante/escritor e o ouvinte/lei
Publicado em: 2004
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20. "Hay voces que no oigo, eh... hay personas a quienes no les conozco la voz.." O que acontece com um curso de LE baseado na abordagem comunicativa se o grupo não demonstra interesse em se comunicar?
Este trabalho analisa o funcionamento de uma proposta comunicativa para o ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) quando há uma certa resistência do grupo à comunicação em sala de aula. As características idiossincráticas da interação dessa turma incidiram na forma de trabalho dentro de um curso tentativamente comunicativo. Nas aulas anali
Publicado em: 2001
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21. Som e ação na narração de futebol do Brasil
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a locução de futebol como uma narrativa oral do gênero épico, revelada a partir de um duplo sincronismo entre a performance do locutor, isto é, entre a criação e a interpretação de um texto, diante de um determinado público, e a ocorrência simultânea da ação a ser narrada, ou seja, do jogo propriamen
Publicado em: 1997