Música em 78 rotações: discos a todos os preçosna São Paulo dos anos 30 / Brazilian music in the 78rpm disc records: discs of all prices in São Paulo´s 20th century

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A presente pesquisa investiga os caminhos trilhados pelas gravadoras de discos 78rpm que atuaram na cidade de São Paulo, desde a inauguração da gravação elétrica até a consolidação do rádio. Analisa-se, especialmente. o processo de incorporação, seleção, ou recriação das empresas fonográficas diante da produção musical brasileira. A tecnologia elétrica conferiu uma densidade sonora inédita à reprodução das músicas e alterou profundamente a experiência auditiva do ouvinte, a forma de conceber a gravação de sons por parte das companhias fonográficas, e a sua relação com as empresas de radiofonia, criando um modelo de atuação que será utilizado ao longo de todo o século XX. Como objeto privilegiado de análise estão as primeiras séries de gravações produzidas na capital paulistana, cujos acordes e vozes registrados - como os tangos, gravados nos anos 20 - foram emudecidos pelo esquecimento ou pelas péssimas condições de conservação dos fonogramas; outros - como a "música caipira", ou os choros e as valsas - foram intensamente reproduzidos pelas rádios e vitrolas, e permanecem vivos até hoje em nossa memória musical.

ASSUNTO(S)

história cultural música popular cultural history discos 78rpm gravadoras de disco 78rpm 78rpm records popular music cidade de são paulo 78rpm disc recording companies city of são paulo.

Documentos Relacionados