Orquestra De Cordas
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela: diário de bordo de uma composição a partir de descritores de áudio
ResumoTrata-se do relato de um processo criativo musical no qual utilizou-se estratégias composicionais vinculadas a análises de conteúdo espectral com descritores de áudio. Tal procedimento foi o suporte para a elaboração da obra "Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela", para orquestra de cordas. A partir de um banco de dados sonoros, realizaram
Per musi. Publicado em: 2015-12
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2. Sobre o desuso e o ressurgimento da viola pomposa
A viola pomposa, instrumento pentacorde de origem barroca semelhante à viola de orquestra com uma corda Mi aguda acrescentada, recebeu denominações divergentes desde o final do século XVIII causando confusão com os termos "violino pomposo", "violino tenor", "violoncello da spalla" e "violoncello piccolo". Entrou em desuso provavelmente pela dispendiosa
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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3. Oito novas obras para orquestra de cordas: aspectos analíticos e de performance de composições escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco
O objetivo principal do presente trabalho é o estudo de oito obras para orquestra de cordas escritas por diversos compositores para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco entre os anos de 2005 e 2007, enfocando as condições de seu surgimento e o processo de interpretação desenvolvido sob minha orientação. Para a compreensão de minha atuação enquanto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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4. O desenvolvimento da técnica de quatro baquetas para marimba: dos primórdios às primeiras composições brasileiras / The Development of the Four Mallet Technique fornMarimba: from the beginning throughout the first Brazilian compositions.
Com o intuito de responder a diversas indagações, esta tese objetiva traçar em um plano cronológico os caminhos percorridos pela marimba desde os primórdios na história até as primeiras composições brasileiras na década de setenta. Apresentamos para isso um panorama deste processo, procurando elucidar aspectos do desenvolvimento da técnica de quat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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5. Veni Sancte Spiritus: um moteto de José Maurício Nunes Garcia
A produção musical no gênero sacro teve importantes representantes no período do Brasil Colônia e Imperial, entre os quais se destaca o Padre José Maurício Nunes Garcia, responsável pela música da Sé Imperial do Rio de Janeiro antes e após a chegada da família real em 1808. Sua vasta produção resistiu ao tempo através de manuscritos autógrafo
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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6. Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali
Composta por Radamés Gnattali (1906-1988) em 1956 para bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas, Retratos é uma suíte em quatro movimentos onde são homenageadas algumas das mais expressivas personalidades do cenário da música popular brasileira: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. O que dá forma e
Per musi. Publicado em: 2011-06
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7. Concerto Fribourgeois de Almeida Prado para piano e cordas : um estudo para a interpretação / Almeida Prado s Fribourgeois concert for piano and strings : a study for the interpretation
Neste trabalho buscou-se a identificação do material composicional como ponto de partida para uma interpretação. Contém ainda sugestões para a resolução de possíveis problemas técnicos e interpretativos relacionados ao Concerto Fribourgeois do compositor Almeida Prado. Justifica-se por contribuir para a arte da interpretação. Para tanto, foi nece
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
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8. A saúde dos músicos: dor na prática profissional de músicos de orquestra no ABCD paulista
Esta pesquisa averiguou a ocorrência de queixas dolorosas musculoesqueléticas relacionadas à prática de instrumento musical entre músicos de orquestras da região do ABCD paulista em 2008. Sessenta e nove músicos responderam ao Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO), complementado por um levantamento sociodemográfico. Foram levantad
Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Publicado em: 2010-06
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9. Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos históricos, estéticos e interpretativos do Concertino em Lá Maior para Violino e Orquestra de Cordas (1996-2001), de Clóvis Pereira, única obra armorial concertante para esse instrumento, bem como criar critérios interpretativos através da análise da obra, dentro da perspectiva violinística. A estr
Publicado em: 2010
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10. O processo de transcrição da parte da harpa para violão de sete cordas do concerto em dó maior K299 para flauta, harpa e orquestra de W.A. Mozart
Este trabalho trata do processo de transcrição do Concerto em Dó Maior K 299 para Flauta e Harpa de Wolfgang Amadeus Mozart. O objetivo geral foi a transcrição da parte da harpa do concerto para violão de sete cordas. Por meio da análise comparativa de transcrições do próprio compositor do concerto e do estudo de referencial teórico, foram classif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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11. Missa e Do menor de Henrique Oswald para coro, orgão e orquestra de cordas : um estudo analitico e interpretativo a partir dos parametros da musica sacra de Romantismo / Mass in C minor by Henrique Oswald for chorus, string orchestra and organ : analytical and interpretive study based on Parameters for Scred Music of the Romantic Period
Tendo em vista a preparação de um regente que se disponha a executar a Missa em Dó menor de Henrique Oswald, este trabalho sugere um processo para auxiliá-lo desde o primeiro contato com a partitura até a sua apresentação pública. O trabalho, que tem como foco central a Missa em Dó menor, é composto por quatro capítulos e um anexo. Nele abordam-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/02/2009
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12. Construção de uma interpretação do concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda: relato e uma experiência
Este trabalho consiste em um conjunto de estudos que funcionam como relatos de uma experiência de construção da interpretação do Concertino para Piano e Orquestra de Cordas de Ronaldo Miranda. Foi organizado em três capítulos sendo o primeiro uma moldura histórica tratando sobre o compositor. Do segundo capítulo consta um histórico da peça e um le
Publicado em: 2009