Opera Singing
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
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2. A inspiração no canto erudito : um estudo sobre sequências de ações geradas pelo controle mental permanente resultando em eficiência inspiratória / The breathing in opera singing : a study on sequences of actions induced by the conscious control of the respiratory system
A vocal technique is a powerful tool when constructing a very complex instrument such as the voice. Studying vocal techniques is a path that must be accomplished without being avoided by whoever wants to study singing. The work presented on this thesis contains a research carried out aiming to make the act of air breathing in easier in the erudite singing. A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2011
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3. The lyric singers voice: the effect of the application of a motor coordination development program based on Piret and Béziers / Voz do cantor lírico: efeitos da aplicação de um programa de desenvolvimento da coordenação motora baseado em Piret e Béziers
A coordenação motora é a capacidade de organização do movimento no tempo e no espaço. Essa organização decorre da integração entre o comando cerebral e as unidades motoras dos músculos e articulações. As respostas motoras acontecem em cadeias musculares, onde um estímulo aciona um músculo e este por sua vez aciona um segundo e assim sucessivam
Publicado em: 2008
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4. Cantoria Joanina : Vocal practice in Rio de Janeiro and the influence of the court of King João VI, castrati and others virtuosi / Cantoria Joanina : a pratica vocal carioca sob influencia da corte de D. João VI, castrati e outros virtuoses
Na presente tese, descreve-se a prática vocal carioca do início dos oitocentos, ressaltando como ela teria sido influenciada pela presença da corte portuguesa. Para tanto, consultamos um grande número de fontes primárias, tanto musicais quanto históricas. As fontes musicais mais importantes foram o próprio repertório composto no Rio daqueles dias e u
Publicado em: 2007
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5. A Luminous Inventory or a Invented Luminary: a human trajectory of musical development / Um inventÃrio luminoso ou um alumiÃrio inventado - uma trajetÃria humana de musical formaÃÃo.
O presente trabalho de pesquisa, elaborado como uma narrativa de formaÃÃo pessoal, contextualiza e discute as possibilidades de EducaÃÃo Musical forjadas a partir da dÃcada de oitenta (sÃculo XX), na cidade de Fortaleza no Estado do CearÃ: Brasil. O foco inicial do trabalho à o Projeto Ãpera Nordestina, implantado na Universidade Federal do CearÃ,
Publicado em: 2007
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6. A avaliação da perfomance no canto lírico : uma análise de conteúdo
In the musical field, issues of assessment and evaluation have been the subject of great discussion. There seems to be relatively little research on matters relating to the performance of classical singing in spite of the great diversity of material such as learning and course outcomes, content standards, curriculum standards, program handbooks, syllabus boo
Publicado em: 2006
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7. A opera "Abul", de Alberto Nepucemo, e sua contribuição para o patrimonio musical brasileiro na primeira Republica / Opera "Abul", by Alberto Nepomuceno, and its contribuition for the brazilian musical patrimony in the first Republic
In this thesis we present a study of the opera "Abul", composed by the Brazilian composer Alberto Nepomuceno, analyzing its insertion in the universe of Brazilian musical nationalism during the period of the First Republic. To do so, we investigated the history of the composition and production of the work in Argentina, Uruguay, Brazil and Italy, and its rec
Publicado em: 2005
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8. Approaches to the mechanisms of song memorization and singing provide evidence for a procedural memory
Há evidências crescentes de que, durante a aprendizagem do canto, as aves adquirem não somente ''o que cantar'' (o repertório comportamental), mas também ''como cantar'' (o programa do canto), incluindo regras de seqüência do canto. O Rouxinol-comum Luscinia megarhynchos adquire essas informações seriadas dividindo as longas cadeias de cantos ouvido
Anais da Academia Brasileira de Ciências. Publicado em: 2004-06