Olivier Messiaen
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1. Gagaku, de Olivier Messiaen
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutu
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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2. Parâmetros para o estudo da sinestesia na música
Estudo sobre a relação entre sinestesia como condição neurológica e a metáfora sinestésica. Propõe-se uma escuta sinestésica do 5º movimento Joie du sang des étoiles de Turangalîla de Olivier Messiaen, seguida de uma análise da relação entre os elementos apontados na escuta sinestésica e a estrutura da obra. A partir desta análise e da fenom
Per musi. Publicado em: 2010
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3. From the pitch to the sound : exploring harmonic terrories / Da nota ao som : explorando territorios harmonicos
Este trabalho tem por finalidade avaliar determinados aspectos que nortearam algumas das principais especulações realizadas no campo da harmonia na música do século XX. Dentre os objetivos estiveram presentes: apontar as premissas e estratégias que fizeram parte de cada novo território harmônico, bem como explorar a idéia do uso de "matrizes harmôni
Publicado em: 2009
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4. Khamaileon : fantasy for guitar and orchestra by Almeida Prado / Khamaileon : fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado
Khamailéon is a fantasy for guitar and orchestra by Brazilian composer Almeida Prado (b. 1943). This is the first work he wrote for this instrument, within a repertoire that encompasses both solo and chamber pieces. It was written in 1970, when the composer was studying with Olivier Messiaen in Paris. It has an atonal language, with post-1950 European aesth
Publicado em: 2009
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5. Olivier Messiaen : inter-relação entre conjuntos, textura, ritimica e movimento em peças para piano / Olivier Messiaen : inter-relation between sets, texture, rhythm and movement in piano pieces
This work proposes an association between musical analysis techniques developed during the twentieth and the twenty-first centuries and the musical theory concepts presented by Olivier Messiaen in his Technique de mon langage musical (Messiaen 1944a and 1944b) and Traité de Rythme, de Couleur, et d Ornithologie (Messiaen 1994a, 1994b and 1994c), first, seco
Publicado em: 2008