Obra De Arte
Mostrando 1-12 de 1141 artigos, teses e dissertações.
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1. O crime como obra de arte: Aníbal López, realismo traumático e crítica institucional (2000-2012)
RESUMO Este artigo analisa a relação entre criminalidade e arte contemporânea a partir do realismo traumático mobilizado na obra do artista visual guatemalteco Aníbal López durante os anos 2000. Para tanto, considera-se a ideia-limite do “crime como obra de arte” como um dos modos de elaboração poética do trauma na cultura contemporânea. A hip�
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2023
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2. La presencia de la abuela en la poética del narrador proustiano: de Les soixante-quinze feuillets a “Combray”
Resumo O contraste entre a primeira unidade narrativa dos Soixante-quinze feuillets, recentemente publicados, “Une soirée à la campagne” e “Combray”, o primeiro capítulo de No caminho de Swann, permite-nos tirar novas conclusões sobre a forma como Marcel Proust construiu a sua obra. Nesse sentido, o caráter da avó, protagonista nos fragmentos s
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2023
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3. Modernismos alternativos, preto no branco
RESUMO Resenha crítica da obra “Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945”, de autoria de Rafael Cardoso, publicada pela Companhia das Letras em 2022. São apresentados os principais objetivos do livro, as fontes utilizadas e teses defendidas, inserindo autor e obra nos debates historiográficos. Na resenha, e
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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4. ACONTECIMENTO, MUNDO E ENTE INTRAMUNDANO: ALGUNS PROBLEMAS NA FILOSOFIA DA ARTE DE MARTIN HEIDEGGER
RESUMO O objetivo do artigo é caracterizar, tão precisamente quanto possível, a filosofia da arte de Martin Heidegger a partir de seus distanciamentos para, em seguida, delinear um problema que nos parece estrutural. Com a noção de acontecimento [Ereignis], Heidegger pretende distinguir sua perspectiva sobre arte principalmente de outras duas, a saber,
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2022
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5. CINEMA AND THE ARTS: Reassessing Theodor Adorno’s Late Work
RESUMO Este artigo parte de um movimento de revisão da obra tardia de Adorno, em especial de suas considerações sobre o cinema, publicadas nos anos 1960. A hipótese é a de que o cinema adquire relevância na obra tardia de Adorno não só pela mudança na posição do autor quanto a esse meio, mas também em virtude de uma transformação em sua posiç�
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
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6. Entre subalternas e anfitriãs: a complexa relação entre as mulheres e a História
RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar a obra de arte de Judy Chicago, The Dinner Party, à luz dos conceitos desenvolvidos pela História das Mulheres. Tal relação se dá por meio da interpretação da obra a partir do contexto no qual ela foi concebida, a da segunda onda do movimento feminista, que contribuiu para o desenvolvido da História
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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7. A POSIÇÃO DA POESIA NA TEORIZAÇÃO FREUDIANA: O ATO DO POETA ENTRE O PARTICULAR E O UNIVERSAL
RESUMO: Em 1911, no artigo em que sistematiza a dualidade de princípios (de prazer e de realidade) que rege o funcionamento anímico, Freud consagra um parágrafo inteiro à arte. Partimos dessa caracterização sumária para constatar que, conquanto mereça destaque da parte de Freud, a arte (e a literatura) ocupa uma posição dúbia em sua teorização.
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Publicado em: 2022
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8. Mémoire volatile et obsession d’une trace: sur le chemin obscur des « Souvenirs dormants »
RESUMO Se os estudos sobre a memória ocupam um lugar de destaque nas pesquisas científicas atuais (neurociências cognitivas, inteligência artificial, neurotecnologias…), o desenvolvimento de uma arte da memória, capaz de aumentar os poderes do homem, opondo a desordem da morte à boa ordem dos vivos, já interessava poetas e intelectuais da antiguidad
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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9. Sou eu que dou as ordens: a autorrepresentação de Heitor dos Prazeres
Resumo Este artigo investiga os elementos combinados por Heitor dos Prazeres para constituir seu autorretrato, a pintura denominada O artista, do acervo do Museu de Arte de São Paulo. Fugindo das representações redutoras e esquemáticas, recorrentes na abordagem de indivíduos negros na história da arte brasileira, Heitor soma atributos para compor uma f
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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10. How Did Neo-Concretism End?
Resumo Neste artigo, Nicholas Brown analisa a trajetória de Hélio Oiticica desde seus trabalhos da década de 1950, alinhados às pesquisas da vanguarda neoconcreta, até sua obra dos anos 1970, demonstrando como o componente da experiência, tematizado na produção tardia de Oiticica, encontra-se implícito à objetividade do seu trabalho inicial, numa e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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11. “Ibsen e o friso da vida!”, O friso da vida e A gênese do friso da vida, de Edvard Munch
RESUMO Para a história da arte, os escritos de artistas são referências documentais importantes. Em razão disso, apresenta-se uma tradução anotada de três textos de Edvard Munch (1863-1944) relativos à história da elaboração de suas obras mais conhecidas, bem como de suas respectivas exposições: o manuscrito “Ibsen e o friso da vida!” (não
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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12. “Uma geração pode continuar a outra”: João Cabral de Melo Neto e o modernismo
RESUMO Em artigo publicado em 1952, Sérgio Buarque de Holanda destacou o extremo intelectualismo da obra de João Cabral de Melo Neto. O crítico afirmou que sua “poesia mental” não cabia nos padrões modernistas e que nela, pela primeira vez no Brasil, o trabalho da inteligência ganhava posição privilegiada. A despeito da originalidade de sua poesi
Estudos Avançados. Publicado em: 2022