Nova Mpb
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1. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
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2. Música em transe : o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968) / Music in trance : the critical moment of the emergence of MPB (1958-1968)
O trabalho analisa o processo de modernização da música popular brasileira compreendido entre 1958 e 1968, passando pelas tendências da bossa nova, da canção de protesto, da moderna música brasileira e do tropicalismo. No decorrer desse processo deflagrou-se a sigla MPB, reconhecível a partir de 1965. O objetivo do trabalho é o de compreender a
Publicado em: 2011
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3. Estudando a MPB: Reflexões sobre a MPB, Nova MPB e o que o público entende por isso
Este trabalho pretende discutir a evolução do uso da sigla MPB (Música Popular Brasileira), desde sua popularização, nos anos 60, até os dias de hoje, dando ênfase para sua ramificação recente conhecida como “Nova MPB”. Também se buscou compreender como se dá a recepção por parte do público brasileiro, procurando contrastar as informações
Publicado em: 02/10/2008
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4. "Para animar a festa" a musica de Jorge Ben Jor / "To live up the party" the music of Jorge Ben Jor
For over forty years of career, Jorge Ben Jor passed through different tendencies inside popular music. He stood near bossa-nova, Jovem Guarda, Tropicália, incorporated the 70 s funk music and the 80 s pop. In the beginning of 90 s, he resurges with "W/Brasil", reconquering the young audience, and his last CD, Recuerdos de Asunción 443 (Som Livre/2007), in
Publicado em: 2008
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5. Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos
Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram:
Rev. adm. empres.. Publicado em: 2007-09
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6. O ciúme na MPB: uma análise retórica
Essa dissertação trata da importância da leitura e aborda uma das suas nuances como colaboradora na formação do indivíduo leitor. Optamos por trabalhar com a leitura sócio-interativa e a MPB como uma das possibilidades de texto facilitador para desenvolver o processo de leitura: trazemos para a discussão o uso da canção como texto significativo e a
Publicado em: 2007
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7. THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES / O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60
A MPB é uma prática musical popular surgida no início dos anos 60 que ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos estudos de cultura. A abordagem adotada busca estudá-la como fato integral: como texto - sons musicais, em complexa relação com suas letras, performances, discursos extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese argumenta-se q
Publicado em: 2007
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8. Chico Buarque : musica, povo e Brasil / Chico Buarque : music, people and Brazil
Chico Buarque de Hollanda s career as a songwriter began at the same time Brazil s concept of Música Popular Brasileira (MPB) -as we know it today - was being consolidated. Such concept arose in the mid-1960s, drawing together what was then considered representative concerning the authentic music of Brazilian culture. In this sense, MPB inherited the previo
Publicado em: 2007
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9. As Letras da Bossa: linguagem que conta sua história. Bossa Nova, o modernismo musical 30 anos depois
Tendo a situação político-cultural do Brasil nos anos 50 e 60 como pano de fundo, tento discutir a Bossa Nova, expressivo movimento cultural e artístico, através de sua história, seus protagonistas e de suas letras musicadas. Minha hipótese é que este movimento tornou-se extensão musical do Modernismo, aproximadamente, trinta anos depois, de estilo
Publicado em: 2007
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10. As Letras da Bossa: linguagem que conta sua história. Bossa Nova, o modernismo musical 30 anos depois
Taking the political cultural situation in Brazil in the fifties and sixties as back stage, I try to discuss the Bossa Nova, expressive cultural and artistic movement, through its history, protagonists and musical poems. My hypothesis is that this movement became the modernism musical extension approximately 30 years later, in the very carioca style, in whic
Publicado em: 2007
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11. MADE IN BRA(S)ZIL: UM ESTUDO DO JOGO DE FORÇAS NA MÚSICA BRASILEIRA NO TEMPO DO TROPICALISMO
O presente trabalho investiga as relações de forças entre os diversos agentes do campo musical brasileiro durante a década de sessenta, analisada a partir de observações históricas e relatos da época, em confluência com as teorias dos campos e do mercado de bens simbólicos de Pierre Bourdieu, trazendo essas teorias para o estudo de música popular
Publicado em: 2007
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12. Campos Organizacionais em Transformação: O Caso do Jazz Americano e da Música Popular Brasileira
A teoria Neo-Institucional define Campos Organizacionais como espaços onde atores compartilham regras, esquemas interpretativos e consentem com as instituições estabelecidas. A partir dessa perspectiva, espera-se que as formas sociais sejam adotadas e difundidas pelos membros do campo. Essa visão de campo tem sido expandida para dar conta dos conflitos e
Publicado em: 20/04/2006