Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos
AUTOR(ES)
Kirschbaum, Charles, Carvalho de Vasconcelos, Flávio
FONTE
Rev. adm. empres.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007-09
RESUMO
Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Conflitos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior influência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classificatório do campo.
ASSUNTO(S)
gestão estratégica teoria organizacional redes sociais música popular brasileira indústria cultural
Documentos Relacionados
- Da bossa nova à tropicália: contenção e excesso na música popular
- Resonances of the tropicália: media and culture in the Brazilian song
- Sistema especialista em manobras de redes de distribuição de energia eletrica
- Repensando redes estratégicas
- Confiança e possibilidade de conflitos em redes estratégicas hierárquicas