Nouveau Roman
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1. A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
O presente trabalho tem por objetivo estudar a construção metaficcional de O triunfo da Morte, romance do escritor português Augusto Abelaira. No primeiro momento da pesquisa é realizado um panorama da obra do romancista, a fim de verificar as diferentes características que o questionamento metalingüístico assume ao longo de sua produção. Nesse perc
Publicado em: 2009
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2. THE DIMENSIONS OF A MODERN NOVEL: INSTRUMENTS AND MECHANISMS IN AUGUSTO ABELAIRA`S NEM SÓ MAS TAMBÉM / DIMENSÕES DE UM ROMANCE MODERNO: MECANISMOS E INSTRUMENTOS DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DE AUGUSTO ABELAIRA EM NEM SÓ MAS TAMBÉM
A fim de compreender o papel do romance moderno e seus atributos durante a década de 60 em Portugal, este estudo visa a analisar criticamente a função da escrita na obra de Augusto Abelaira, autor que pertencia a um grupo de romancistas que procurava desenvolver uma nova maneira de ver a arte, de pensar a Literatura e de renovar a linguagem ficcional. Est
Publicado em: 2008
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3. O universo humanizado de Murilo Rubião
Se sabe que el Modernismo se inicia en 1922, con la Semana de Arte Moderna. A partir de ese movimiento, la literatura brasileña es constituida, a través de los años, por una serie de corrientes ecléticas: generación de 45, concretismo, poesía marginal, regionalismo, nouveau roman, entre otros. Es en esta atmosfera contemporánea que surge en el âmbito
Publicado em: 2008
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4. Sensibilité, coquetterie et libertinage / Sensibilidade, coquetismo e libertinagem: a Pamela inglesa, as Pamelas francesas e as mudanças éticas e estéticas no século XVIII
La thèse examine la réception de Pamela; or Virtue rewarded, de Richardson, dans la France du XVIIIè siècle. Le roman de 1740 est analysé à partir de ses ambiguïtés constitutives: lérotique et la individuel-subjective. Au commencement, il est comparé aux prédécesseurs français influents: Lettres portugaises, atribué à Guillerages (1669), et La
Publicado em: 2007
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5. VergÃlio Ferreira: Para sempre, Romance-sÃntese e Ãltima fronteira de um territÃrio ficcional
Analyse de lâensemble de lâoeuvre romanesque de VergÃlio Ferreira, depuis MudanÃa (1949) jusquâà Cartas a Sandra (1996), quinze romans publiÃs par lâÃcrivain.. Le noyau central de cette Ãtude se place sur Para sempre â qui occupe toute la deuxiÃme partie de notre texte. On y expose son caractÃre de synthÃse romanesque ,vers laquelle convergent
Publicado em: 2006