Negros Na Musica Sao Paulo Cidade
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1. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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2. Break-ar a vida: processos de subjetivação de jovens negros por meio da dança na cidade de São Paulo
Esta pesquisa é o mapeamento do break na cidade de São Paulo, uma dança que surgiu na década de 70 nos Estados Unidos a partir da tensão presente nas relações de raça e de classe e que faz com que os porto-riquenhos e negros criassem um estilo de dança no qual fosse possível trazer para o visível e o audível o que estava na ordem da sensação. A
Publicado em: 2009
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3. Poetic version : the construction of the periphery in rap / Poetica versão : a construção da periferia no rap
O objetivo desta dissertação foi o de apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de construção da relação entre o rap, os rappers e a periferia. Tal relação é entendida como o resultado de um processo bastante abrangente de diálogo e, por vezes, de conflito, entre alguns rappers paulistanos e outros sujeitos e institui�
Publicado em: 2009
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4. A memória músical de Geraldo Filme: os sambas e as micros-Áfricas em São Paulo
Esse texto pretendeu reconstruir a memória musical do sambista Geraldo Filme e suas relações com os grupos negros na cidade de São Paulo. Ao analisar e refletir sobre essa memória conclui que Geraldo Filme e os grupos negros elaboraram aquilo que denominei de micro-áfricas como expressões culturais de resistência para, imprimir suas marcas, projetos,
Publicado em: 2006
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5. A polifonia do protesto negro: movimentos culturais e musicalidades negras urbanas - anos 70/80 - Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro
Este trabalho visa interpretar as práticas culturais urbanas nos anos 70/80, tomando as canções e discos como registro histórico e identificando na produção musical negra e engajada uma multiplicidade de noções de pertencimento à ancestralidade africana. Localiza nas canções as reelaborações do passado dos afro-descendentes, ressignificões de s
Publicado em: 2000
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6. No ritmo do rap: música, cotidiano e sociabilidade negra - São Paulo - 1980-1997
Este trabalho procurou interpretar algumas formas de sociabilidades vividas pelos negros que fazem o rap na cidade de São Paulo nas últimas duas décadas do século XX. Sociabilidades que podem ser entendidas, assim como veremos no primeiro capítulo, formas de sobrevivências inglórias experienciadas com o pequeno trabalho e criminalidade praticada no es
Publicado em: 2000