Negros Brasil Musica
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
13. A memória músical de Geraldo Filme: os sambas e as micros-Áfricas em São Paulo
Esse texto pretendeu reconstruir a memória musical do sambista Geraldo Filme e suas relações com os grupos negros na cidade de São Paulo. Ao analisar e refletir sobre essa memória conclui que Geraldo Filme e os grupos negros elaboraram aquilo que denominei de micro-áfricas como expressões culturais de resistência para, imprimir suas marcas, projetos,
Publicado em: 2006
-
14. Memórias sonoras da noite
Este trabalho recai sobre fragmentos de culturas musicais de origens africanas retidas em imagens e narrativas de viajantes oitocentistas que estiveram no Brasil. Com objetivo de ampliar o leque de conhecimentos sobre práticas culturais e enfocando as especificidades de saberesfazeres musicais, lança mão também de acervos museuológicos de instrumentos m
Publicado em: 2005
-
15. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX
Refletindo sobre as relações entre música e educação no Brasil numa perspectiva de longa duração histórica observa-se na produção dessas relações objetivos notadamente civilizadores. O conteúdo dessa afirmação pode ser verificado na catequização dos gentios, durante a primeira fase do período colonial; nas práticas musicais de negros e mul
Publicado em: 2004
-
16. "O que o rei não viu": música popular e nacionalidade no Rio de Janeiro da Primeira República
Neste artigo, por meio do acompanhamento do processo de legitimação do samba carioca durante as três primeiras décadas do século XX, a autora investiga de que maneira esse ritmo deixa, paulatinamente, os redutos negros e vai se firmando como nacional. Tal processo foi conflituoso e ambíguo por estar vinculado ao reconhecimento social do negro no Brasil
Estudos Afro-Asiáticos. Publicado em: 2003
-
17. Do Samba ao Rap : a musica negra no Brasil
Este trabalho procura identificar o processo de construção das identidades através da música produzida pelos grupos negros e mestiços no Brasil. De música de senzala a elemento identificador da cultura nacional, o samba vai sendo descaracterizado de música negra para se tornar a música nacional por excelência, a partir dos anos 30 . Esse processo, e
Publicado em: 1978