Do Samba ao Rap : a musica negra no Brasil
AUTOR(ES)
Maria Eduarda Araujo Guimarães
DATA DE PUBLICAÇÃO
1978
RESUMO
Este trabalho procura identificar o processo de construção das identidades através da música produzida pelos grupos negros e mestiços no Brasil. De música de senzala a elemento identificador da cultura nacional, o samba vai sendo descaracterizado de música negra para se tornar a música nacional por excelência, a partir dos anos 30 . Esse processo, entretanto, não é suficiente para que o seu grupo produtor seja incorporado integralmente à cidadania, com o fim da discriminação por eles sofrida. Os anos 70 vão assistir ao nascimento de uma música negra, produzida na Bahia, cujo objetivo era o resgate de suas raízes africanas e a construção de uma identidade que se estabelecia a partir de seus componentes étnicos. Surge a música dos blocos afro-baianos. Finalmente, a partir dos anos 80/90 em função das transformações que o processo de globalização vai acarretar no âmbito das sociedades, o rap aparece como uma música negra já dentro de um contexto de culturas que também se globalizam. Identidade, cultura, racismo e cidadania, estes serão os conceitos que estarão sendo discutidos a partir desses três estilos musicais da cultura negra: o samba, a música afro-baiana e o rap
ASSUNTO(S)
samba - aspectos antropologicos musica popular - brasil musica afro-brasileira
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000182972Documentos Relacionados
- No ritmo do rap: música, cotidiano e sociabilidade negra - São Paulo - 1980-1997
- Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira
- Medalhas e brasões: a história do Brasil no samba
- Música e política: percepções da vida social brasileira no rap
- Rap na cidade de São Paulo : musica, etnicidade e experiencia urbana