Narrativa Musical
Mostrando 1-12 de 48 artigos, teses e dissertações.
-
1. A música na narrativa da cultura carioca do “novo MIS”
Resumo A construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, insere-se num conjunto de alterações urbanas que buscam imprimir um viés turístico e cosmopolita à cidade do Rio. No MIS, a música desempenha um papel de destaque na elaboração dessa “identidade carioca”, sendo apresentada como cartão de visitas para a cidade e
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
-
2. Celebridade e política do nome próprio: a historicidade do renome em Machado de Assis
RESUMO Respondendo ao convite inscrito no título de "Um homem célebre", procura-se discutir o conto machadiano à luz do problema da historicidade da celebridade. Longe de ter sempre existido ou de ser um fenômeno atualíssimo, a celebridade - mostrou Antoine Lilti - é uma nova forma do renome, nascida na segunda metade do século XVIII em um contexto de
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2016-06
-
3. O subúrbio feliz do pagode carioca
Resumo O samba e o pagode são práticas musicais que abordam de forma recorrente a ideia de felicidade. Por meio da batida do pandeiro e dos instrumentos que moldam sua sonoridade característica, o imaginário de certa cultura popular valoriza o modo de ser dos setores populares por meio de uma narrativa de alegria, de encontros comunitários e de felicida
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12
-
4. Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano
Os sujeitos da presente narrativa – mulheres que cercam o núcleo familiar de um artista de funk carioca – são apreendidos a partir de sua habilidade na manipulação de significados e representações sociais. Por meio de uma etnografia em torno do montar e do desmontar da beleza em um universo recortado por um movimento musical urbano e mais próximo
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2015-10
-
5. A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do
funk carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (eEduc. Soc.. Publicado em: 2015-06
-
6. Narrativas Multimodais: a imagem dos matemáticos em performances matemáticas digitais
Neste artigo apresento um estudo no qual investiguei as imagens sobre matemáticos em um contexto no qual estudantes de graduação foram engajados na produção de performances matemáticas digitais (PMD). Argumento que PMD podem ser concebidas como narrativas multimodais nas quais são comunicadas ideias matemáticas através das artes. A partir da realiza
Bolema. Publicado em: 2014-08
-
7. CONSTRUINDO A DOCÊNCIA COM A FLAUTA DOCE: O PENSAMENTO DE PROFESSORES DE MÚSICA / CONSTRUING TEACHING WITH THE RECORDER: THE MUSIC TEACHERS THINKING
This master thesis was developed within the Line of Research Education and Arts (LR4) from the Postgraduate Program in Education at Federal University of Santa Maria (UFSM) and is part of the research group FAPEM Formation, Action and Research in Musical Education of UFSM. The research had as overall objective to investigate the thinking of four music teache
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
8. Música: uma imgagem sonora nas comunidades eclesiais de base
Esta dissertação tem o propósito de analisar a função social da música nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que possui bases bíblicas e está presente nos dias atuais. A primeira parte trata da função social da música na Bíblia chegando até os dias atuais com uma breve narrativa da história da música ocidental. A segunda parte aborda a mú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2012
-
9. Tchaikovsky, leitor de Dante: lugar da angústia e imaginação narrativa em Francesca da Rimini op.32 (1876)
Este texto tem como objetivo discutir a estrutura do poema sinfônico Francesca da Rimini op. 32, composto por Piotr IlyichTchaikovsky (1840-1893) em 1876, inspirado no Canto V do Inferno (1307) da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Interessa-nos observar como Tchaikovsky parte do texto poético de Dante - usando-o como fonte - e desenvolve uma
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
10. "Parei na contramão": faixas cruzadas na invenção da MPB
Nos estudos da MPB dos anos 1960, estabeleceu-se uma narrativa hegemônica que atribui a esse movimento um caráter "de cúpula" e retrógrado, enquanto idealiza a Tropicália como o ápice da evolução musical. Identificando nessa narrativa problemas como o evolucionismo e a ideologia da identidade nacional, este artigo propõe a revisão da história do p
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2012-06
-
11. Os caminhos de Gilberto Mendes e a música erudita no Brasil / The ways of Gilberto Mendes and the classical music in Brazil
A presente tese de Doutorado consiste em uma etnografia da experiência social de Gilberto Mendes - um dos mais destacados compositores brasileiros de música erudita contemporânea. Procura-se compreender, com base em uma abordagem biográfica, como ele enfrentou alguns dilemas estéticos e relacionou-se com instâncias políticas e de poder dentro do campo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2011
-
12. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011