Narrativa De Ficcao
Mostrando 1-12 de 273 artigos, teses e dissertações.
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1. Entre ficção e crítica: Abdellah Taïa leitor do orientalismo de André Gide
RESUMO: Propõe-se, neste artigo, uma leitura do complexo entrelaçamento de ficção, história, crítica literária, filosofia política e interseccionalidade, urdido na metaficção “Aquele que é digno de ser amado” (2017), de Abdellah Taïa, como forma de apropriação da obra de André Gide. Debate-se a releitura culturalista, efetuada pelo romance
Gragoatá. Publicado em: 2022
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2. Conflito mágico-religioso no universo ficcional de um intelectual umbandista da primeira metade do século XX
RESUMO Este texto tem como objeto de pesquisa uma obra de um intelectual da Umbanda, bastante citado no meio literário umbandista, chamado Lourenço Braga. Este autor deixou livros de cunho doutrinário, preponderantemente. Contudo, aventurou-se pela ficção, escrevendo um romance bastante interessante para o estudo da construção identitária da Umbanda
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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3. Escrevivência, testemunho e direitos humanos em Olhos d’água de Conceição Evaristo
Resumo: Orientando-se por estudos críticos sobre a literatura dos direitos humanos, a literatura testemunhal, e a narrativa (auto)biográfica, este ensaio apresenta uma análise de contos do volume Olhos d’água (2014) de Conceição Evaristo, visando interrogar o papel da narrativa de ficção como literatura de resistência e testemunho que empresta voz
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2021-08
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4. “Isto não é um filme” de Jafar Panahi: a denúncia contra censura pela metanarrativa
Resumo O artigo discute a estética do cinema de Jafar Panahi que, proibido de fazer filmes, adota a metanarrativa como estratégia de linguagem e de denúncia do sistema político. Objetiva-se, assim, refletir sobre o cinema que radicaliza o tensionamento das fronteiras entre ficção e não ficção, tanto como forma de denunciar a injustiça da qual o aut
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-04
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5. FICÇÃO ONÍVORA: O ROMANCE BRASILEIRO DO AGORA
Resumo: Em uma tradição periférica, marcada por atrasos estéticos, o a produção romanesca no Brasil usa o conceito de apropriação, não de códigos de grandes autores específicos. Ela utiliza elementos de vários gêneros narrativos, desfazendo os limites entre eles. Tal prática dá ao romance contemporâneo brasileiro um status de síntese da narr
Rev. Bras. Lit. Comp.. Publicado em: 2020-12
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6. Estado falido, leitura falida. Aparelhos privados e públicos de hegemonia na narrativa brasileira e cubana da década de 1990
Resumo Enquanto Cidade de Deus (LINS, 1997) narra a violência criminosa do tráfico de drogas no conjunto habitacional homônimo entre as décadas dos anos de 1960 e 1980, Trilogía sucia de La Habana (GUTIÉRREZ, 1998) narra a supervivência material a partir de uma economia do desejo no bairro de Centro Habana durante o chamado Período Especial nos anos
Alea. Publicado em: 2020-08
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7. Era uma vez em Westworld
Este artigo analisa a ficção televisiva Westworld buscando elucidar a inserção da série na onda distópica contemporânea e sua representação de uma crise do sujeito humanista moderno. Outros aspectos destacados são a relação entre humanos e máquinas, sua ressignificação dos códigos do western cinematográfico, sua complexidade narrativa e as a
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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8. TRUNCAR DE AIRES: A FLOR ETERNA
Resumo Este texto visa analisar as ligações entre Esaú e Jacó e o Memorial de Aires, inseparáveis do vínculo entre Machado de Assis, o Editor e o Conselheiro Aires. Para entender esses vínculos é fundamental distinguir noções como livro, romance e narrativa. O livro é o objecto que contém o texto. O romance é a ficção que apresenta a narrativa
Machado Assis Linha. Publicado em: 25/11/2019
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9. Corpo infectado/corpus infectado: aids, narrativa e metáforas oportunistas
Resumo: A constante presença do corpo nas narrativas de aids (e a consequente problematização do seu status ontológico) é apenas uma recorrência temática, ou estaria ligada a processos metafóricos e alegóricos que apontam para uma discussão para além da corporeidade humana? Mais do que isso, constantes em todas as narrativas de aids são a urdidur
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 23/09/2019
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10. O grau zero da ficção: desmolduramento enunciativo em Delírio de Damasco
Resumo O objetivo deste trabalho é refletir como se dá a experiência de leitura em Delírio de Damasco (2012), de Veronica Stigger. Para isso, levantaremos questões relacionadas à enunciação literária, servindo-nos da noção de desmolduramento enunciativo, que será explicitada e desenvolvida durante a análise com o suporte de conceitos como enunci
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 27/06/2019
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11. A obsessão das ideias ou a literatura que fracassa: uma abordagem a partir de Marilene Felinto
Resumo Este artigo se utiliza da obra de Marilene Felinto para refletir sobre uma obsessão das ideias no campo literário, traçando, para tanto, uma linha entre o seu romance de estreia As mulheres de Tijucopapo (1982) e sua última publicação até o momento, a novela Obsceno abandono: amor e perda (2002). Esclarecida a obsessão em reincidências que pr
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
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12. Valle-Inclán e a invenção de si
Resumo Tentar diferenciar as histórias inventadas das histórias reais sobre a vida do escritor espanhol Ramón del Valle-Inclán (1866-1936) não é tarefa fácil. De fato, o próprio escritor colaborou de maneira ativa e intencional no processo de fabulação sobre sua vida pessoal. O objetivo deste estudo é analisar as biografias sobre Valle-Inclán, ve
Alea. Publicado em: 2019-04