Musicos
Mostrando 37-48 de 297 artigos, teses e dissertações.
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37. Revendo o temperamento igual da música
A música ocidental é predominantemente baseada no temperamento igual, com uma razão constante 21/12 das frequências de semitom. Embora esse temperamento tenha sido usado desde o século dezenove, e apesar de seu alto grau de simetria, vários músicos têm repetidamente manifestado o seu desconforto com a harmonicidade de certos intervalos. Recentemente,
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 05/04/2016
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38. A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
RESUMO O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folclorista
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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39. O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
Resumo: O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem em narrativas e entrevistas de profissionais das artes cênicas, que executam vocal e instrumentalmente trilhas sonoras de s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
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40. A Música instrumental descritiva de Judith Weir
Resumo Este artigo discute técnicas descritivas abstratas da compositora inglesa Judith Weir em duas composições instrumentais: Distance and Enchantment [Distância e encantamento] para quartet com piano, de 1988, e Musicians Wrestle Everywhere [Músicos lutam em todo lugar], para dez instrumentos, de 1994. Canções folclóricas e locais mencionados e de
Per musi. Publicado em: 2016-04
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41. Músicos nas festas populares do nordeste: transformações recentes no forró e nas festas de São João
Parte do livro:Etnomusicologia no Brasil
Autor(es): Sandroni, Carlos; Santos, Eurides Souza; Santos, Climério de Oliveira; Sales, Philipe Moreira
EDUFBA. Publicado em: 2016
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42. Relação entre o estudo formal e a média salarial do músico: um estudo com músicos brasileiros
Resumo:O artigo tem como objetivo avaliar o mercado de trabalho relativo à Música, através da observância de vetores tais como: idade de iniciação musical, média salarial e grau de instrução formal dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa usando-se a técnica de coleta de dados, os quais foram obtidos por meio de um questionário estruturad
Per musi. Publicado em: 2015-12
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43. Usabilidade de espaleiras de violino e viola
ResumoOs atributos necessários para o desenvolvimento de produtos podem ser avaliados e verificados por meio da usabilidade. No caso dos músicos de violino e viola, acessórios como a espaleira são necessários para melhorar o posicionamento, minimizar a tensão muscular na região do pescoço e liberar a mão esquerda para a digitação das notas. Mesmo
Per musi. Publicado em: 2015-12
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44. MEDIADORES DO SAGRADO: OS AUXILIARES INDÍGENAS DOS MISSIONÁRIOS NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL (c. 1638-1767)
Resumo Este artigo analisa a participação indígena na difusão da doutrina cristã nas missões jesuíticas instaladas na Amazônia Ocidental. Ao iniciar uma redução, os jesuítas geralmente treinavam alguns caciques para exercerem a tarefa de catequistas; com o tempo, educavam os filhos dos chefes destacados e algumas crianças escolhidas entre os índ
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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45. A síndrome de Tourette em músicos famosos
A síndrome de Tourette (TS) é definida como uma desordem caracterizada por múltiplos tiques motores e pelo menos um tique vocal com duração de ao menos um ano. TS é um distúrbio neuro-comportamental relativamente complexo, em que os pacientes teriam coexistente transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, dist
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 06/10/2015
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46. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição
O objetivo maior do artigo é trazer para o campo dos estudos históricos do pós-abolição uma recente reflexão sobre o legado da canção escrava - ou do "som do cativeiro" - nos Estados Unidos e no Brasil. A estratégia, mais do que evidenciar as conhecidas diferenças entre os dois países, é destacar os possíveis diálogos e aproximações em torno
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
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47. Consequências da ingestão moderada de etanol na discriminação de notas musicais
O objetivo deste estudo foi avaliar se existe relação entre a ingestão moderada de etanol e a discriminação das notas musicais RÉ, FÁ, e LÁ, em adultos jovens. Essas notas apresentam frequências fundamentais respectivamente de 293,665 Hz, 349,228 Hz e 440 Hz, de temperamento igual, escolhidas devido estarem em localização central na escala musical
Psicol. Reflex. Crit.. Publicado em: 2015-03
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48. Efeito da inibição cortical utilizando o P300 em músicos e não músicos com e sem estimulação contralateral
Introdução: Os músicos possuem respostas neurais mais robustas e eficientes em regiões corticais, mostrando que a experiência musical beneficia o processamento de estímulos linguísticos e não linguísticos. Objetivo: Verificar como a latência e a amplitude do P300 se comporta usando estimulação contralateral, em músicos e não músicos. Método:
Braz. j. otorhinolaryngol.. Publicado em: 2015-02