O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna
AUTOR(ES)
Rasslan, Simone Nogueira, Fischer, Rosa Maria Bueno
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-04
RESUMO
Resumo: O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem em narrativas e entrevistas de profissionais das artes cênicas, que executam vocal e instrumentalmente trilhas sonoras de seus espetáculos ao vivo. Neste texto, em particular, analisamos a presença preponderante da voz da figura materna, na memória de atores-músicos.
ASSUNTO(S)
voz mãe teatro narrativas de si foucault
Documentos Relacionados
- Da voz a lingua : a prosodia materna e o deslocamento do sujeito na fala dirigida ao bebe
- Figura-fundo em tarefa dicótica e sua relação com habilidades não treinadas
- Da Via Negativa como Espaço de Travessia: o trabalho do ator e sua relação com o Real
- Modelagem e tessitura de voz para o ator: memória da experiência de ?a voz em off? e sua aplicação na interpretação de textos.
- Um ensaio psicanalítico sobre as toxicomanias e sua relação com o sujeito do inconsciente