Musicologia
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25. Um universo de pensamentos musicais na escrivaninha de um sociólogo : Max Weber e "Os fundamentos racionais e sociologicos / A universe of studies in the desk of a sociologist : Max Weber and "The rational and sociological foundations of music
Este trabalho é o resultado de um estudo sobre o papel que a música cumpre dentro da obra de Max Weber, centrado essencialmente em uma interpretação de seu texto Os fundamentos racionais e sociológicos da música. Tomando-o como um ponto de intersecção entre os "universos" das ciências humanas e dos estudos sobre música, buscamos verificar como Webe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2010
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26. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição
No estágio em que se encontram os estudos de música popular no Brasil, é crucial discutir a definição de "música popular" e as abordagens teóricas usadas para fundamentar sua análise. Ambas as questões são tratadas aqui por meio de uma articulação crítica que envolve estruturas musicais, sociedade e cultura. Propõe-se, portanto, uma contribuiç
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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27. Tecnologia de áudio na etnomusicologia
Estudo sobre a relação da etnomusicologia com a tecnologia de áudio adentrando nos principais desenvolvimentos tecnológicos e conceituais dessas duas áreas desde o final do século XIX. Objetiva resumir a história da primeira área, desde a musicologia sistemática até hoje com base na tecnologia que permeou seu percurso, chamando atenção para quest
Per musi. Publicado em: 2010
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28. Música e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieri
Esta dissertação trata da relação entre discurso nacionalista e prática composicional no contexto do nacionalismo musical brasileiro ocorrido no século XX e tem como objeto de estudo as Sonatinas para piano do compositor Camargo Guarnieri. Através de pesquisa bibliográfica a respeito da temática do nacionalismo, utilizando escritos de autores das Ci
Publicado em: 2010
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29. Obra de difusão interdita de Camargo Guarnieri: catálogo comentado dos manuscritos / Interdicted Work of Diffusion of Camargo Guarnieri: special list of musical manuscripts.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma um catálogo comentado de manuscritos musicais é importante ferramenta de pesquisa, que pode apoiar a musicologia na tarefa de análise de documentos, levando à compreensão dos diversos aspectos que envolvem o binômio compositor/composição. Aliando conceitos da teoria arquivística e do estu
Publicado em: 2010
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30. "Lamentationes Jeremiae Prophetae" de Orlando di Lasso : a aplicação da quinta categoria analitica de Joachim Burmeister / Orlando di Lasso s Lamentationes Jeremiae Prophetae de Orlando di Lasso : the application of the fifth analytical category of Joachim Burmeister
Em Musica Poética (1606) , Joachim Burmeister oferece a primeira proposta de análise formal em música . A sua metodologia analítica tem um direcionamento retórico- musical e compreende a divisão em cinco categorias: "(1) investigação do modo; (2) investigação do gênero melódico; (3) investigação do tipo de polifonia; (4) consideração da quali
Publicado em: 2010
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31. Análise quantitativa da expressividade musical com base em medidas acústicas e do gesto físico
A expressividade musical é um conceito de difícil quantificação em parâmetros objetivos e é ainda geralmente analisada de forma subjetiva, por músicos ou pesquisadores com experiência musical. Atualmente há uma crescente busca por métodos e descritores concretos para extrair, quantificar, analisar e sintetizar essas intenções expressivas. Isso ve
Publicado em: 2010
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32. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
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33. On Musical Cubism: an inquiry in compared aesthetics. / Do cubismo musical: uma investigação em estética comparada
Propõe-se, através de uma investigação em estética comparada, identificar elementos e obras musicais que correspondam ao conceito e à poética cubista de expressão artística. Para tanto, busca-se, inicialmente, o estabelecimento de um vocabulário mais amplo e, sobretudo, mais preciso para traçar equivalências entre a pintura, uma arte do espaço (
Publicado em: 2009
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34. Aspectos de regência e execução nos responsórios para Quarta Feira Santa de Antonio dos Santos Cunha.
A presente pesquisa procurou identificar elementos específicos da linguagem musical empregada na composição da obra Responsórios para Quarta Feira Santa de Antônio dos Santos Cunha, composta provavelmente no final do século XVIII ou início do século XIX, e a partir desta coleta de dados, oferecer subsídios para sua interpretação. Para cumprimento
Publicado em: 2009
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35. Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense
Friar Bernardino Bortolotti (1896-1966) was a Franciscan priest who lived for about three decades in Lages, state of Santa Catarina, Brazil, working as a musician, conductor and composer. The friar worked locally in the ecclesiastical administration and in the Catholic press, acting at the same time in sacred musical practice as a composer and choir director
Publicado em: 2009
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36. Girolamo Fantini : Modo Per Imparare A Sonare Di Trompa (1638) : tradução, comentarios e aplicação a pratica do trompete natural / Girolamo Fatnini : Modo per Imparare A Sonare Di Trompa (1638) : translation, comments and application to the practice of natural trumpet
Ao nos depararmos, inicialmente, com um método de instrumento, podemos fazer algumas perguntas para nos auxiliar na forma de estudá-lo: O que este método quer nos ensinar? Qual é a sua essência? No que ele mais focaliza? Quais são os tipos de exercícios e que repertório ele contém? Até o início do século XVI, o trompete não era considerado um in
Publicado em: 2009