Girolamo Fantini : Modo Per Imparare A Sonare Di Trompa (1638) : tradução, comentarios e aplicação a pratica do trompete natural / Girolamo Fatnini : Modo per Imparare A Sonare Di Trompa (1638) : translation, comments and application to the practice of natural trumpet

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Ao nos depararmos, inicialmente, com um método de instrumento, podemos fazer algumas perguntas para nos auxiliar na forma de estudá-lo: O que este método quer nos ensinar? Qual é a sua essência? No que ele mais focaliza? Quais são os tipos de exercícios e que repertório ele contém? Até o início do século XVI, o trompete não era considerado um instrumento perfeito e harmonioso, no sentido de se fazer boa música ou como um instrumento que possuía musicalidade, mas apenas para se fazer sinais e toques religiosos, civis ou militares. Vinte e quatro anos após a doação do primeiro método de trompete, "Volume di Tutta l arte della Trombetta" por Cesare Bendinelli (1542-1617), o músico italiano Girolamo Fantini (1602-c1675) publicou o "Modo per imparare a sonare di Tromba", com uma proposta de aplicação sistemática e musical de novos princípios técnicos que determinaram a inclusão do trompete entre os instrumentos considerados perfeitos. Os principais objetivos deste trabalho são: realizar uma tradução do texto introdutório do Modo per Imparare a Sonare di Tromba (1638) , de Girolamo Fantini; possibilitar propostas interpretativas aos exercícios e às peças musicais contidas neste método de trompete natural; realizar intercâmbio de informações com profissionais e professores de trompete natural e do trompete barroco

ASSUNTO(S)

trompete study music method of musicologia música método de estudo trumpet musicology

Documentos Relacionados