Musical Improvisation
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1. A poética cantada: investigação das habilidades do repentista nordestino
Resumo O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. E colocam-se em relação com modelos estéticos incorpor
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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2. ¿Componer y educar interculturalmente es posible? Experiencias desde el sistema educativo español
Abstract Education in Spain is undergoing a needed revision to adapt the didactic methodologies in the educational system to the needs of a pluricultural, 21st century student body. This pluriculturalism has led educators to rethink how they teach, as they belong to a generation that has not directly experienced the causes and effects of a pluricultural situ
Educ. Pesqui.. Publicado em: 30/05/2019
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3. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
We propose to revisit the works of Homer in view of his poetic composition features that refer to elements of performance, as well as oral society in which they were created. We start from a point of view which dialogues with musicology and connects the techniques of composition and improvisation of the bard. We aim to discuss the relationship of these techn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
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4. A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural / A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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5. A career in the history of improvisation choro; a focus on stylistic settings and processes of cultural hybridization / A trajetória histórica da improvisação no choro: um enfoque de configurações estilísticas e processos de hibridação cultural
O choro, um gênero instrumental que cultiva o estilo improvisatório, sofreu transformações no decorrer da sua história, tanto na melodia, quanto na harmonia. Os primeiros choros compostos possuíam harmonias simples, fazendo que os solistas da época interpretassem de maneira diferente dos atuais. Os diferentes tratamentos harmônicos, que foram surgind
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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6. Modelagem de interações musicais com dispositivos informáticos / Musical interactions modeling with computers
Este trabalho investiga o possível papel para o compositor em uma situação de interação musical coletiva e propõe estrategias para sua atuação nesse contexto. Apresenta exemplos dessas estrategias em trabalhos composicionais e implementa um desses trabalhos na forma de uma ferramenta digital que permite ao compositor modelar contextos interativos, el
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
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7. A inibição diante da improvisação musical: um programa operacional destinado a desinibir o aluno para com esta prática.
This research analysed the development of inhibition breaking of a students group about musical improvisation. It was shown that the students group used to be afraid of improvising technique. That conclusion was possible because of an operacional program based on texts, images and practical exercises that looked for, by a mental attitude changing, to provoke
Publicado em: 2010
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8. Contribuição da musicoterapia no fortalecimento da subjetividade de adolescentes participantes de um projeto social / Contribution of music therapy in strengthening subjectivity of adolescents participating in a social project
Adolescence is a phenomenon known by society as a period of crisis, complex and problematic, with ambiguity. Such characteristics are considered to be intrinsic at this period of life. Historic psychology itself, comprehend the adolescent as a historic person: A person influenced by the relationship that he stablishes in certain space and time as any other h
Publicado em: 2010
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9. Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio pa
Publicado em: 2009
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10. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro / Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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11. Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation / Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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12. A construção do estilo de improvisação de Vinicius Dorin / The formation of Vinicius Dorin s improvisational style
Este trabalho teve por finalidade investigar a construção do estilo de improvisação do saxofonista Vinicius Dorin, e como sua permanência no grupo de Hermeto Pascoal influenciou nesse processo; foram considerados os elementos rítmicos, harmônicos e melódicos desenvolvidos dentro do grupo de Pascoal, excluindo-se as concepções de trabalhos solo como
Publicado em: 2009