Musica Vocal
Mostrando 13-24 de 101 artigos, teses e dissertações.
-
13. Caracterização dos aspectos vocais de um coro infantojuvenil
OBJETIVO:caracterizar os aspectos de saúde vocal, o conhecimento dos coristas quanto aos cuidados com a própria voz, e realizar uma análise percepto auditiva da voz falada, em um coro infanto juvenil.MÉTODOS:participaram deste estudo 20 indivíduos, de ambos os gêneros, entre 10 e 18 anos, integrantes de um coro. Foram aplicados dois questionários: um
Rev. CEFAC. Publicado em: 2014-10
-
14. Achados audiológicos em jovens usuários de fones de ouvido
Objetivos analisar a relação entre o uso de fones de ouvidos e os comprometimentos auditivos e extra-auditivos provocados pelos tocadores portáteis de música. Métodos a proposta foi coletar dados, por meio de um questionário respondido pelos participantes. Realização dos exames audiométricos: audiometria tonal e vocal; imitânciometria e pesqui
Rev. CEFAC. Publicado em: 2014-08
-
15. Efeitos da reabilitação fonoaudiológica na desvantagem vocal de cantores populares profissionais
Objetivo Verificar o efeito de um programa de reabilitação de voz na desvantagem vocal autorrelatada por um questionário, em cantores populares profissionais com disfonia. Métodos Quarenta e nove cantores populares profissionais, entre 18 e 45 anos, avaliados pelo otorrinolaringologista e diagnosticados como portadores de disfonia comportamental, com
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 2014-04
-
16. Desvantagem vocal no canto mapeado por diferentes protocolos de autoavaliacao
OBJETIVO: Mapear desvantagens vocais em cantores populares por meio de protocolos de autoavaliação: um genérico (IDV) e outros dois específicos para canto (IDV-C e IDCM). MÉTODOS: Cinquenta cantores, 25 de cada gênero, 23 com queixa vocal e 27 sem queixa vocal responderam aos 3 protocolos, apresentados em ordem casual. Para a comparação dos res
CoDAS. Publicado em: 23/10/2013
-
17. Coralistas amadores: auto-imagem, dificuldades e sintomas na voz cantada
OBJETIVO: conhecer a auto-imagem, dificuldades e presença de sintomas negativos após o canto em coralistas amadores com diferentes classificações vocais, idades e experiência. MÉTODO: cento e vinte e cinco cantores responderam a um questionário que abordou dados de identificação, informações sobre a auto-imagem da voz cantada, dificuldades apresen
Rev. CEFAC. Publicado em: 2013-04
-
18. O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone
O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
-
19. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
-
20. Eu gosto de escutar música todo dia [] Todo jovem gosta Escutar música já faz parte da minha vida: Jovens, escuta diária de música e aprendizagem musical
The purpose of this study was to identify what young students learn of music to experience it through the everyday experience of listening to music using digital technologies. It was developed in the field of music education in its social and cultural approach. Taking for granted that music is learned in daily activities, and that young people listen to musi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
-
21. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro / From intention to interpretative gesture: semiotics analysis of the Brazilian popular singing
A canção popular brasileira, principal produto da nossa cultura midiática, vem obtendo reconhecimento nos meios acadêmicos nesses últimos anos, justificando o desenvolvimento de uma prática descritiva que se dedica a analisá-la: a Semiótica da Canção, desenvolvida por Luiz Tatit. Curiosamente, no entanto, o canto popular, principal veículo de mani
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
22. Efeitos do treinamento e da prática vocal profissional sobre o canto e a fala / Effects of training and professional vocal practice over singing and speech
Neste estudo observam-se os efeitos decorrentes do treinamento e da prática vocal profissional, tendo por base três hipóteses que evidenciem semelhanças e diferenças entre fala e canto: 1) a fala é diferente entre grupos, 2) o canto é semelhante entre grupos, 3) fala e canto possuem semelhanças e diferenças influenciadas por formação musical e tre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/01/2012
-
23. Desvantagem vocal em cantores de igreja
OBJETIVO: avaliar a desvantagem vocal de cantores amadores de coros de igreja. MÉTODO: participaram 42 cantores de coros amadores de igrejas, sendo 20 homens e 22 mulheres, com idades entre 18 e 59 anos. Todos responderam a um questionário contendo perguntas sobre autopercepção vocal e práticas de canto, e ao protocolo Índice de Desvantagem para o Cant
Rev. CEFAC. Publicado em: 26/04/2012
-
24. Triagem da Afinação Vocal: comparação do desempenho de musicistas e não musicistas
OBJETIVOS: Elaborar um procedimento simples e de rápida aplicação contendo tarefas de imitação vocal de sons musicais de diferentes tons e de ordenação temporal de três tons; verificar sua aplicabilidade, comparando o desempenho de musicistas e não musicistas. MÉTODOS: Participaram 32 indivíduos adultos, de ambos os gêneros, sem queixas vocais, a
J. Soc. Bras. Fonoaudiol.. Publicado em: 2012