Musica Vocal
Mostrando 1-12 de 101 artigos, teses e dissertações.
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1. Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico
RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras pa
CoDAS. Publicado em: 25/04/2019
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2. Fones de ouvido supra-aurais e intra-aurais: um estudo das saídas de intensidade e da audição de seus usuários
RESUMO Introdução A perda auditiva ocasionada pelo uso inadequado de aparelhos amplificadores, como smartphones, vem crescendo rapidamente. Objetivo Mensurar e analisar as intensidades máximas e equivalentes de saída dos fones supra-aurais e intra-aurais, comparar as intensidades equivalentes e máximas ajustadas entre os dois tipos de fones e correl
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 21/09/2017
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3. Estudo das emissões otoacústicas em indivíduos expostos a ruído de bateria universitária
RESUMO Objetivo: verificar a ocorrência de alterações da função coclear e de zumbido em indivíduos expostos a ruído de uma bateria universitária. Métodos: a amostra foi composta 50 sujeitos distribuídos em dois grupos: 25 músicos (grupo estudo) e 25 não músicos (grupo controle). Os procedimentos incluíram anamnese, audiometria tonal, vocal, m
Rev. CEFAC. Publicado em: 2017-09
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4. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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5. Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores
RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído (ETVSO) com tubo LaxVox® em cantores. Método Participaram 23 cantores, estudantes de canto lírico, com idades entre 18 e 47 anos (média de 27,2 anos). Inicialmente, a coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário contendo os
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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6. Estudo longitudinal de caracterização vocal em canto coral
RESUMO: Objetivo: verificar quais os benefícios do canto coral para o aprimoramento dos padrões de emissão vocal pré e pós atividade de voz cantada. Métodos: em três diferentes etapas, no período de um ano, foram coletados dados de sinais e sintomas vocais, registros de voz para análise perceptivo-auditiva e acústica, com os parâmetros de frequ�
Rev. CEFAC. Publicado em: 2015-12
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7. Resenha do livro Ampliando o repertório do coro infanto-juvenil: um estudo de repertório inserido em uma nova estética
Per musi. Publicado em: 2015-06
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8. Benjamin Barreto da Silva Araújo um compositor brasileiro
Levantamento biográfico, organização e comentário crítico do repertório de canções de Benjamin Barreto da Silva Araújo (1902-1985), pianista, regente, arranjador, professor e compositor brasileiro que teve importante atuação na cena musical clássica e popular do Brasil. Musicou vários poemas de autores ligados ao movimento modernista, ficando su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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9. "Eu sou uma fruta 'gogóia', eu sou uma moça": Gal Costa e o Tropicalismo no feminino
Este artigo tem como principal objetivo discutir o fenômeno da performance musical a partir de uma imbricação de conceitos pertinentes à música, à antropologia e aos estudos de gênero e sexualidade. Defendendo a ideia de que a cantora Gal Costa desenvolveu um discurso performático - vocal e corporal - devidamente afinado aos propósitos tropicalistas
Per musi. Publicado em: 2014-12
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10. Condições de trabalho e uso profissional da voz de cantores de bandas de baile
OBJETIVO: caracterizar as condições de trabalho e de uso profissional da voz de cantores de banda de baile. MÉTODOS: são sujeitos 24 cantores de banda de baile (13 homens e 11 mulheres) das seis bandas de baile da cidade de Piracicaba (SP). O levantamento de dados foi feito por meio de observação in loco, questionário e entrevista. Os dados do q
Rev. CEFAC. Publicado em: 2014-12
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11. Análise espectrográfica do efeito do aquecimento vocal na voz de meninas de coro
Objetivo Analisar o efeito imediato do aquecimento vocal em crianças cantoras, por meio de análise acústica espectrográfica. Métodos Estudo de natureza experimental com 14 meninas de um coro infantil amador, com idades entre 9 e 12 anos. Foi realizada avaliação acústica espectrográfica antes e após a utilização de um programa de aquecimento voca
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 31/10/2014
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12. Condicionamento vocal individualizado para profissionais da voz cantada - relato de casos
Este estudo tem como tema o desenvolvimento de programas de condicionamento vocal individualizado para a demanda específica de três profissionais da voz cantada. Trata-se de um relato de caso de três profissionais da voz cantada: uma cantora e atriz de teatro musical brasileiro, um cantor sertanejo e um cantor de roque. Os três indivíduos foram submetid
Rev. CEFAC. Publicado em: 2014-10