Musica Teses
Mostrando 49-60 de 135 artigos, teses e dissertações.
-
49. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular
Esta pesquisa tem como tema os processos de aprendizagem em percepção musical de 13 alunos que ingressaram no Bacharelado em Música Popular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2010. O objetivo é compreender como tais alunos construíram anteriormente seus conhecimentos e habilidades relacionados à percepção musical
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2010
-
50. A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2010
-
51. Paralelos entre ação teatral e direcionalidade musical
This dissertation aims to investigate the historical parallel of theater and music in the period of constitution to the breakdown of drama and the tonal system. The central point of discussion is the analogy between the concepts of theatrical action and musical directionality, understood as the unfolding of a material initially selected as a basis for artist
Publicado em: 2010
-
52. Movimentos invisíveis: a estética sonora do cinema de animação
Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora, dos elementos formadores do som cinematográfico, e de suas especificidades no mundo da animação, seguida de análises das obras dos animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.
Publicado em: 2010
-
53. A influência da rolha de cortiça e do stopper de nylon na qualidade sonora da flauta transversal: a percepção de um grupo de flautistas
Nos séculos XX e XXI, surgiram novas tecnologias de vedação do tubo da flauta transversal, com o objetivo de substituir a tradicional rolha de cortiça. Os fabricantes dos modelos de vedação diferenciados associam diversas mudanças positivas, na sonoridade do instrumento, ao uso dos novos modelos de vedação, apesar de não existirem pesquisas cientí
Publicado em: 2010
-
54. As canções de Hostílio Soares: álbum para canto e piano - cinco peças em vernáculo
O compositor mineiro Hostílio Soares (1898-1988) compôs cerca de 40 canções ao longo de sua vida, divididas em canções sacras, canções patrióticas, hinos-canções e canções de câmara. Na produção das canções de câmara, merece destaque o Álbum para canto e piano cinco peças em vernáculo, obra premiada em concurso, que é o principal objet
Publicado em: 2010
-
55. Remixagens midiáticas na cibercultura juvenil: interação e sociabilidade na constituição de uma rádio na internet
A presente pesquisa analisou um grupo juvenil que se propõe a constituir e manter, voluntariamente, uma emissora radiofônica no ciberespaço (webradio). O objetivo principal era encontrar o conjunto de motivações que animam o trabalho coletivo. Partimos do pressuposto que estas motivações poderiam ser encontradas no conjunto de interações nas quais s
Publicado em: 2010
-
56. O estudo diário do violino: uma investigação da rotina de preparação técnico-interpretativa dos alunos do curso de bacharelado em música da FAMES
To know how to practice is an indispensable tool for the instrumentalist. The well done daily practice leads to a secure, comfortable, efficient performance, which consequently gives satisfaction to the musician. From the hypothesis that most of the undergraduate students do not know how to prepare properly to their tests and recitals, we investigated the te
Publicado em: 2010
-
57. A performance musical como interação: dialogismo, significados e sucesso
Como uma performance musical comunica? O que comunica? Como se define uma performance musical bem sucedida? A presente dissertação pretende discutir e buscar respostas a estas questões fundamentais sobre a performance musical da perspectiva de que a performance é essencialmente uma interação social. Para este fim, se elabora uma descrição teórica da
Publicado em: 2010
-
58. Folhas volantes: impressos revolucionários na canção popular brasileira
No trabalho apresentado pretendeu-se comprovar que as canções analisadas dos compositores Geraldo Vandré, Sérgio Ricardo e Raul seixas podem ser entendidas como canção-panfleto uma vez que tais composições apresentam argumentos políticos e sociais, na tentativa de conscientização do ouvinte. As canções representariam, ainda, a visão de mundo ar
Publicado em: 2010
-
59. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
-
60. Análise quantitativa da expressividade musical com base em medidas acústicas e do gesto físico
A expressividade musical é um conceito de difícil quantificação em parâmetros objetivos e é ainda geralmente analisada de forma subjetiva, por músicos ou pesquisadores com experiência musical. Atualmente há uma crescente busca por métodos e descritores concretos para extrair, quantificar, analisar e sintetizar essas intenções expressivas. Isso ve
Publicado em: 2010