Musica Sao Paulo Historia
Mostrando 25-36 de 101 artigos, teses e dissertações.
-
25. Entre palcos e páginas: a produção escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil ( 1907-1958) / Between stages and pages: womens written production about music in the history of musical education in Brazil (1907-1958).
Estudo histórico que tem por objetivo localizar e analisar a produção escrita por mulheres sobre música, relacionada a diversos contextos educacionais no Brasil, durante as primeiras cinco décadas do século XX. Como fontes, foram consultadas as publicações inventariadas na pesquisa, documentos manuscritos de arquivos históricos, documentos oficiais,
Publicado em: 2011
-
26. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
-
27. O samba em pessoa: narrativas das Velhas Guardas da Portela e do Império Serrano / Samba in the first person: narratives from the Old Guards of Portela and Império Serrano
A presente dissertação trata das narrativas de experiências pessoais de velhos sambistas. O corpus documental é constituído de sambas e narrativas feitos por participantes dos conjuntos musicais chamados Velha Guarda da Portela e Velha Guarda do Império Serrano. As histórias de vida de sambistas e pastoras, produzidas adotando os procedimentos da hist
Publicado em: 2011
-
28. Cantando a própria história / Not informed by the author
This work intends to perform a reading of caipira music, its components and its main representative: the brazilian ten-string guitar, here approached from the standpoint of its social and musical history. In this consideration we will question some concepts, which have already been developed by other writers, on country music and its relationship to the phon
Publicado em: 2011
-
29. "De trem pra Montes Claros": representações do sertão norte-mineiro nas canções do Grupo Raízes (1973-1983)
Nesta pesquisa, analisam-se as representações do sertão norte-mineiro nas canções do Grupo Raízes produzidas entre 1973 e 1983. Percorre-se a trajetória musical e social do grupo, que se fez no entre-lugar campo-cidade, expressando representações imagéticas Norte de Minas. O grupo levou sua música regionalista a várias cidades do Brasil e lançou
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
30. A historiografia da música popular no Brasil (1971-1999) / The historiography of popular music in Brazil (1971-1999)
Esta tese apresenta um estudo da historiografia da música popular no Brasil, realizada nos programas de pós-graduação em História, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no período delimitado entre o início da década de 1970 até o final da década de 1990. A pesquisa identifica e analisa temáticas, conteúdos, abordagens, conceitos, fontes
Publicado em: 2010
-
31. Igreja e escola na perspectiva das práticas musicais em colégios históricos americanos de confissão protestante (São Paulo: 1870-1920) / The Church and School in the perspective of musical practices in historical American schools professing the protestant faith (São Paulo: 1870 1920).
A pesquisa teve como objetivo estudar as escolas americanas de confissão protestante na província e depois estado se São Paulo, na perspectiva de conhecer como se deu a presença da música nestas escolas. O período que está sendo enfocado nesta pesquisa é de 1870 a 1920. A educação musical no período é um campo particularmente fértil, por não te
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2009
-
32. Música para uma exposição cartográfica
O artigo explora o uso da documentação histórica para composição das duas trilhas musicais que sonorizaram a exposição Cartografia de uma História: São Paulo Colonial, mapas e relatos, exibida no Museu Paulista. A primeira trilha, destinada ao vídeo instalado na sala cujo tema foi América: a quarta parte; a segunda, instalada na sala dedicada à c
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2009-06
-
33. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo (1935-1945) / The Public Recorder Collection of São Paulo (1935-1945)
Em 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de M�
Publicado em: 2009
-
34. Memórias de professoras de música : um olhar para práticas escolares entre as décadas de 1950 a 1980
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi descrever e analisar a trajetória docente e a prática pedagógica de quatro professoras de música que deram aulas em escolas do interior de São Paulo, no período de 1952 a 1971, época em que a música era disciplina obrigatória, e que vivenciaram os momentos de transição
Publicado em: 2009
-
35. Contradições da canção: música popular brasileira em "O Mandarim", de Julio Bressane / Contradictions of the song: Brazilian popular music in Julio Bressanes "O mandarim"
Os longas-metragens "Tabu" (1982) e "O mandarim" (1995), de Julio Bressane, reinterpretam a história da canção popular brasileira de Mario Reis até a Tropicália, usando referências do modernismo e do próprio tropicalismo e questionando as influências populares, eruditas e estrangeiras da música brasileira.
Publicado em: 2009
-
36. Politics and performances of diversisity : intercultural musical scene in São Paulo / Politicas e performances da diversidade : etnografia de um circulo musical intercultural em São Paulo
The objective of this dissertation is to analyze the constitution of a world music production and consumption scene in São Paulo (Brazil) by a network of musical groups and musicians dedicated to the practice of non-western and non-Brazilian musical instruments and languages. This network is formed both by groups that are specialized in specific musical cul
Publicado em: 2009