Musica Popular
Mostrando 1-12 de 585 artigos, teses e dissertações.
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1. Towards an Alternative 1922: Popular Culture and Rio de Janeiro’s Vernacular Modernisms
RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as tra
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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2. “Vem! É só segurar o violino assim e olhar pra frente” - o que as crianças podem nos ensinar sobre fazer música (e fazer antropologia)?
Resumo Em 2013, uma família de jovens músicos no estado do Ceará iniciou um projeto de educação musical na sua comunidade. Funcionando na sua própria casa, no bairro Novo Mondubim, um bairro popular situado na periferia sudoeste da cidade de Fortaleza, a família Cruz se organiza entre seus oito membros (a mãe, o pai e os seis irmãos) para ensinar m�
Horiz. antropol.. Publicado em: 2021-08
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3. Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira
Resumo O trabalho tem como objetivo investigar as apropriações de diferentes gêneros musicais por militantes da direita radical brasileira. Para isso, analisamos vídeos de convocação para as manifestações populares de 15 de março de 2020. Propomos dois conjuntos de discussões: 1) o papel dos gêneros musicais enquanto construções sociais cujas re
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2021-08
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4. Música popular na década de 1970 e a cena pós-tropicalista Análise de uma geração sem “vida”
Resumo Este artigo analisa o campo musical brasileiro, na década de 1970, sob o prisma dos artistas estreantes nesses dez anos. Luiz Gonzaga Junior, Luiz Melodia, Novos Baianos, Secos & Molhados, Clube da Esquina, João Bosco, Fagner, Belchior, Sá, Rodrix e Guarabyra, Ivan Lins e Raul Seixas são músicos e compositores populares, que despontaram artistic
Tempo soc.. Publicado em: 2021-04
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5. “Esquecer Williams?”: materialismo cultural, estruturas de sentimento e pesquisas sobre música popular no Brasil
RESUMO Desenvolvida por Raymond Williams, a hipótese cultural das estruturas de sentimento vem sendo, no Brasil, bastante referenciada em pesquisas sobre manifestações artísticas diversas, em particular - o que nos interessa especificamente - em pesquisas de caráter histórico ou sociológico sobre a música popular gravada. A partir de impressões colh
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-12
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6. Roberto Carlos como mediador cultural: música jovem, TV e rádio
Resumo Os anos 1960 experimentaram profundas modificações nas hierarquias de poder da música popular brasileira. Entre as causas para esse fenômeno, duas nos interessam em particular: a perda de centralidade do rádio, que cede terreno à televisão, além da construção de um nicho de música jovem, decorrente do fenômeno da Jovem Guarda. Este artigo
Tempo soc.. Publicado em: 2020-08
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7. THEODOR ADORNO E ERIC HOBSBAWM SOBRE O JAZZ
Resumo O artigo traça um paralelo entre as concepções de Theodor Adorno e Eric Hobsbawm sobre o jazz e intenta uma crítica dos argumentos envolvidos nas concepções estéticas dos autores sobre o gênero musical. Na obra de Adorno, busca discutir o alcance do conceito de indústria cultural e suas considerações em torno do fetichismo e da regressão d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2020-08
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8. ESTUDO SEMIÓTICO DE PERCURSOS PASSIONAIS NO SAMBA-CANÇÃO
Resumo O universo da música popular brasileira é repleto de elementos passionais, mas o gênero que fez da paixão o seu estilo foi o samba-canção. Este artigo, com base nas propostas da semiótica, aborda as paixões no discurso desse gênero musical, procurando compreender como os efeitos de sentido passionais são elaborados em suas composições. Par
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2020-08
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9. Efeitos da música nas expressões corporais e faciais e nos sintomas psicológicos e comportamentais de idosos
Resumo Objetivo Comparar os efeitos da música popular brasileira (representativa da história de vida do idoso) e da música clássica nas expressões corporais e faciais e sintomas psicológicos e comportamentais de idosos com demência institucionalizados. Método Realizou-se um estudo quantitativo, quase experimental e comparativo, com dois grupos: “
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 2020-06
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10. O MANUSCRITO INÉDITO “SÍNCOPA” DE MÁRIO DE ANDRADE E SUA BIBLIOTECA
Resumo Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a s
Sociol. Antropol.. Publicado em: 20/12/2019
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11. Performance, significado e interação no musicar participativo/apresentacional de uma roda de choro
RESUMO Rodas de choro são espaços destinados ao musicar do choro, uma música fundamentalmente instrumental que surgiu nas camadas populares do meio urbano no Brasil do século XIX. Atualmente, essas rodas articulam elementos de performances participativas e apresentacionais de acordo com os significados construídos e com as experiências adquiridas. O te
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
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12. Descarga acústico-visual e temporalidades em cena: a fundação de uma tradição pela Banda Calypso
Resumo O objetivo deste artigo é discutir, a partir do DVD comemorativo dos 15 anos da Banda Calypso, a proposição da fundação de uma tradição de música popular pelo grupo paraense. Para isso, em um primeiro momento, retomaremos o conceito de “descarga acústica” para entender a peculiaridade do discurso do grupo frente a tradições intelectuais
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 22/08/2019