Musica Popular Portuguesa
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Música da Borda d'Água: nos textos e imagens de Alves Redol
António Alves Redol, escritor português natural de Vila Franca de Xira, nasceu a 29 de dezembro de 1911 e faleceu a 29 de novembro de 1969. Figura central do Neorrealismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto. Na noite de 25 de outubro de 1940, no Sport Lisboa e Vila Franca, realizou uma palestra sobre a "Música
Estud. av.. Publicado em: 2013
-
2. Festivais da canção: uma proposta de leitura
Os festivais da canção, realizados no Brasil entre 1965 e 1985, tornaram-se um marco histórico, cultural e político de nosso país, considerado até hoje como um dos momentos mais criativos da nossa música popular. Revelaram grandes talentos da MPB e trouxeram à luz belíssimas composições que desafiaram corajosamente as regras impostas pelo governo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/10/2012
-
3. As relações entre entoação frasal e melodia de músicas populares paraguaias / Relaions between phrasal intonation and melody of popular songs paraguayan
Esta tese busca averiguar as relações entre entoação frasal no guarani e melodia de músicas populares paraguaias. Foram analisados falas e cantos de sujeitos do gênero masculino e feminino. Segue-se por base o modelo de análise proposto por Ferreira Netto (2006), que analisou a prosódia da língua portuguesa observando a frequência fundamental como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
-
4. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011
-
5. Aspectos semântico-discursivos no léxico da MPB: empréstimos linguísticos no percurso de Noel a Blanc / Semantical discursive aspects in the lexicon of Brazilian Popular Music - MPB: loan words in the journey from Noel to Blanc
The aim of this paper is achieving the importance of foreign expressions and their contribution to the lexical level of the language. Also, it reports the social, historical and cultural aspects and moments that those loan words have been presented in the Brazilian songbook since 1930, through a quantitative and qualitative point of view. It points out the c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
-
6. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
-
7. Preconceito e retórica: o feminino na música popular brasileira
This work establishes itself in the researchs line text and speech in the verbal and writing modalities and it shows as theme the feminine in the Brazilian pop music. The reason of research due to the fact that in our society there is a initiate prejudice against blonde women. Therefore, our general objective is prove that this prejudice is minimized in the
Publicado em: 2009
-
8. Discursive ethos and enunciation scenes in brazilian original country music / Ethos discursivo e cenas de enunciação em letras de música de raiz
The real meaning of the Brazilian original country musics lyrics leads us to a culture full of traditions, habits and social values, the rural culture that comes from a mix of Indian, European and African cultures. By the lyrics discourse, we get to know also the ideology and the ethos of the country man, representing a social group that contributes to the n
Publicado em: 2008
-
9. A Herança estilística das cantigas de amigo na lírica de Chico Buarque / The Estilistic inheritance of cantigas of friends in the lyric one of Chico Buarque
This work presents a stylistics analysis Chico Buarques lyrics songs., objectifing show a stylistics-semantic medieval heritage present in some lyric songs. This study aims to produce a stylistics-semantic sight linguistic with semiotic inclination which steer the interpretation of the lexical choices that characterize a medieval grain in this author and his
Publicado em: 2007
-
10. O ciúme na MPB: uma análise retórica
Essa dissertação trata da importância da leitura e aborda uma das suas nuances como colaboradora na formação do indivíduo leitor. Optamos por trabalhar com a leitura sócio-interativa e a MPB como uma das possibilidades de texto facilitador para desenvolver o processo de leitura: trazemos para a discussão o uso da canção como texto significativo e a
Publicado em: 2007
-
11. A estética nas aulas de português como segunda língua: um estudo de caso
O objetivo deste estudo foi verificar a recepção de uma proposta estética para as aulas de Português como Segunda Língua por aluno(a)s estrangeiro(a)s, em um contexto específico, tendo como principais referências teóricas os estudos de Almeida Filho, André, Coelho, Cunha, Gai, Kramsch, Rosenfield e Tosta. A proposta foi desenvolvida em um curso de p
Publicado em: 2007
-
12. Antonio Nobrega: the musical-poetical-linguistic expression of a popular artist from Pernambuco, Brazil / Antônio Nóbrega : a expressão linguístico-poético-musical de um brincante pernambucano
This doctorate dissertation has as its aim to deal with the musical-poetic- linguistic universe in which Antonio Nóbrega, an artist from the state of Pernambuco, Brazil, expresses himself as singer, composer, actor, dancer, violinist, and rebec player, taking as its basis three fields of the Portuguese language: stylistics, semantics and dialectology. The s
Publicado em: 2006