Musica Poetica
Mostrando 1-12 de 73 artigos, teses e dissertações.
-
1. Um paradoxo entre o existir e o resistir: a moda de viola através dos tempos
RESUMO A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira, se aproximando enquanto gênero narrativo das antigas lendas medievais e dos romances de cavalaria ibéricos renascentistas, sendo ainda afluente da cultura moura. Suas temáticas são reveladoras de uma funcionalidade social que, ao transmitirem valores pedagógicos,
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
2. Johann Mattheson e o ideal do Músico Perfeito
Resumo: O Der Vollkommene Capellmeister ("O mestre-de-capela Perfeito") é o último escrito musical de Johann Mattheson (1671-1764) e, sem dúvida, sua obra mais ambiciosa. Ela representa o mais importante dos escritos pertencentes ao gênero de preceptivas musicais conhecidas como Musica Poetica - um conjunto de tratados surgidos entre os sécs. XVI e XVII
Per musi. Publicado em: 2016-12
-
3. Musicalidade(s) e ressonâncias psíquicas: variações subjetivas e destinos à pulsão
O presente artigo presta-se a relacionar alguns importantes conceitos da psicanálise, tais como a pulsão invocante, a experiência pática do estranho e as possibilidades de gozo e destinos da pulsão, enredados pela via da Psicanálise Implicada circunscrita ao campo teórico de Freud e Lacan. Tomamos a música como uma enigmática poética do indizível
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2016-09
-
4. A Mimesis Musical
RESUMO: A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e,
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
-
5. O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister ("O Mestre de Capela Perfeito", 1739), de Johann Mattheson
RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poétic
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
-
6. Sentir com a inteligência, pensar com a emoção: ciência e tecnologia em canções de Humberto Gessinger
Este trabalho mapeia as unidades temáticas de ciência e tecnologia nas canções de Humberto Gessinger. Observando a incorporação de palavras e expressões da ciência nessa produção poética, realizamos uma análise de três canções, conforme os estudos do Círculo de Bakhtin. Decorre dessa análise que Gessinger, trazendo tais palavras para a canç
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09
-
7. Filosofia e linguagem no jovem Nietzsche
Resumo:O objetivo deste estudo é a exposição da filosofia da linguagem que Nietzsche apresenta em suas primeiras obras, sobretudo em seu decisivo escrito póstumo de 1873. São considerados três aspectos da trajetória de Nietzsche. Seu interesse pela linguagem poética e musical, desde a juventude; sua formação em filologia clássica; suas investigaç
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2015-06
-
8. O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc
Consagrada na década de 1970, a parceria João Bosco e Aldir Blanc é uma das mais prolíficas da música popular brasileira. Suas canções traduziram de forma original temas e questões candentes no cenário político, social e cultural da época, que vão desde a repressão e a censura promovidas pelo governo militar, até a experiência sensível e as c
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-04
-
9. Pierre Schaeffer e Marcel Proust: as expressões da escuta
A literatura sobre À la recherche du temps perdu de Marcel Proust, embora imensa, não tratou de sua poética de escuta. Para compreendê-la, uma seleção de excertos de Le Côté de Guermantes são interpretados com referência às noções de quatro funções da escuta, de comportamentos de escuta, e de escuta reduzida, formuladas por Pierre Schaeffer em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
-
10. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: métrica, ritmo e performance / Poetical and Musical Features in Homeric Works: Metric, Rhythm, and Performance (VIII B.C)
Propomos com esta Dissertação revisitar as obras de Homero tendo em vista aspectos de sua composição poética que remetem aos elementos de performance, bem como a sociedade oral em que os mesmos foram concebidos. Partimos de um ponto de vista que dialogue com a musicologia e relacione as técnicas de composição e improvisação do aedo. Temos por meta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2012
-
11. Sonetos de Amor de Adami, para flauta doce e piano: análise e performance
Este trabalho analisa e discute a construção da performance de Sonetos de Amor, obra de Felipe Kirst Adami para flauta doce e piano composta em 1999. A composição foi inspirada na obra poética Cien Sonetos de Amor de Pablo Neruda, tendo sido registrada no CD Sonetos de Amor e Morte, de Luciane Cuervo. Neste texto, a pesquisadora e intérprete reflete so
Per musi. Publicado em: 2012-12
-
12. Robert Schumann e a tradução: criação poética, simultaneidade e movimento
Este trabalho examina os Escritos sobre a Música e os Músicos, do compositor alemão Robert Schumann, em especial as resenhas escritas entre 1834 e 1836, com vistas a identificar ecos das principais ideias sobre linguagem e tradução desenvolvidas na Alemanha entre o final do séc. XVIII e o início do séc. XIX. Os eixos escolhidos para construir essa id
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2012-07