Musica Para Violao
Mostrando 1-12 de 65 artigos, teses e dissertações.
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1. O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo
Per musi. Publicado em: 2014-12
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2. As frequências naturais de uma corda de instrumento musical a partir de seus parâmetros geométricos e físicos
O comprimento da escala, o diâmetro, a tensão e o material de que é feita uma corda de instrumento musical são, via de regra, fornecidos pelos fabricantes, e com esses dados a frequência do harmônico fundamental pode ser facilmente calculada, como é mostrado nesse trabalho. Os resultados, adequados para as cordas de violão (ou guitarra) não encapada
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2014-06
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3. Preparação e planejamento da performance do violonista: estudo da obra homenagem a Villa-Lobos Op.46 de Marlos Nobre
Este trabalho apresenta a preparação e planejamento da performance em uma obra para violão solo. Para isso, o violonista utilizou materiais didáticos e instrumentais previamente estabelecidos, no decorrer da presente investigação. Os critérios utilizados para a escolha da obra foram de que esta deveria refletir aspectos técnicos e musicais do repert�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/04/2012
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4. Ensino do trêmolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito / The teaching of tremolo and scordatura nowadays: similiraties between traditional and extended ito the repertoire for classical guitar
Este trabalho trata do ensino das técnicas de trêmolo e scordatura sob o viés de técnicas estendidas. Para tanto, apoia-se no repertório do violão erudito contemporâneo, compreendido nesta dissertação como aquele que abrange o período dos últimos 35 anos. O objetivo é demonstrar o uso destes recursos no ensino da performance musical dirigida a in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
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5. Ensino do trêmolo e da scordatura na contemporaneidade: aproximações entre técnica tradicional e estendida no repertório para violão erudito / The teaching of tremolo and scordatura nowadays: similiraties between traditional and extended ito the repertoire for classical guitar
Este trabalho trata do ensino das técnicas de trêmolo e scordatura sob o viés de técnicas estendidas. Para tanto, apoia-se no repertório do violão erudito contemporâneo, compreendido nesta dissertação como aquele que abrange o período dos últimos 35 anos. O objetivo é demonstrar o uso destes recursos no ensino da performance musical dirigida a in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2012
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6. O estilo composicional de Marco Pereira presente na obra Samba Urbano. Uma abordagem a partir de suas principais influências: a música popular brasileira, o jazz e a música erudita / The composicional style of Marco Pereira on the music "Samba Urbano". An view by his principals influences: the popular brazilian music, the jazz and the scholar music
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra Samba Urbano, composta para violão solo em 1980. Marco Pereira apresenta como suas principais referências elementos da música erudita, do jazz, e da música popular
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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7. Processos de ensino de violão em escolas livres de música: um estudo de caso das práticas pedagógicas de dois professores / Processes of teaching guitar in schools free music: a case study of teaching practices of two teachers
Este trabalho teve como meta representar os processos de ensino de violão de dois professores em duas escolas livres de música no município de Blumenau, estado de Santa Catarina. Procurou-se, também, investigar como esses professores avaliam a sua própria atuação pedagógica. A bibliografia utilizada esteve embasada em textos que abrangem educação m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
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8. A significação em Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves
Neste artigo empreende-se a análise da obra Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves, para violão solo, de 1997. A análise segue os princípios da nova musicologia, como têm sido postos em prática por autores como Lawrence Kramer e Rose Subotnik. O ponto de partida e permanente referência da análise são as evidências deixadas pelo próprio compo
Per musi. Publicado em: 2012-12
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9. O VIOLÃO DO BRASIL NO SÉCULO XX: O LEGADO DE RAPHAEL RABELLO
O escopo do artigo é discutir a obra e contribuição do violonista Raphael Rabello para o violãoe a música popular brasileira, a partir de uma contextualização histórica e circunstanciada. Aobra de Raphael Rabello é analisada através de suas criações técnicas híbridas para o violãode seis e de sete cordas, além da contribuição da inserção
Publicado em: 18/03/2012
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10. Changes (1983) para violão de Elliott Carter : a construção de um plano de estudo a partir de um auto-relato
This work presents a self-report concerning the construction of the performance of Changes (1983) for guitar, by Elliot Carter, with a structural analysis and its relationship towards the difficulties encountered during its preparation. Well-known learning strategies were applied and new ones were created when necessary. A plan for the study of the rhythmic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. A Web como interface no ensino musical / The Web as an interface in music education
Uma nova modalidade de ensino vem ganhando espaço graças ao desenvolvimento tecnológico e a facilidade de acesso a meios de transmissão e comunicação: o ensino à distância (EAD) usando a Web como interface. Em música essa modalidade ainda gera muita desconfiança e sofre muita rejeição por parte de alunos e professores. O presente trabalho tem com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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12. Logomúsica: a criação de um novo approach musicoterápico como veículo na promoção da saúde mental / Logomusic: the creation of a new music therapy approach as tool in the promotion of mental health
Esta pesquisa teve por objetivo a criação de um novo approach musicoterápico inspirado na logoterapia como veículo na promoção da saúde mental. Deste encontro e diálogo entre a logoterapia e as práticas musicoterápicas de base existencial-humanista e cultural, em um contexto de intervenção e pesquisa, nasceu a logomúsica, abordagem musicoterápi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011