Musica Para Violao
Mostrando 13-24 de 65 artigos, teses e dissertações.
-
13. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma edição crítica da sonata para violão de César Guerra-Peixe, a partir da comparação entre as fontes primárias. O trabalho consta de uma introdução onde serão apresentados os motivos que nos levaram à pesquisa, seguida de aspectos gerais da obra para violão de Guerra Peixe buscando traços
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
14. Edição crítica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias
O presente trabalho tem por objetivo a realização de uma edição crítica da sonata para violão de César Guerra-Peixe, a partir da comparação entre as fontes primárias. O trabalho consta de uma introdução onde serão apresentados os motivos que nos levaram à pesquisa, seguida de aspectos gerais da obra para violão de Guerra Peixe buscando traços
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
15. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop / Technolgy as a means of expression for the guitarrist active in the pop music market
A guitarra elétrica é um instrumento musical que nasceu das tentativas de se aumentar a projeção sonora de instrumentos como o violão, a guitarra havaiana e a guitarra acústica archtop. As primeiras guitarras elétricas foram guitarras havaianas e archtops às quais foram instalados captadores magnéticos que enviam informações sonoras para um aparel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
16. Os sete estudos para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca : uma abordagem analítica sobre demandas técnicas
O presente trabalho trata do levantamento e análise das demandas técnicas contidas nos Sete Estudos Brasileiros para Violão Solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Após feito este levantamento, analisamos o uso e a recorrência de cada demanda encontrada nos Sete Estudos. Também discorremos a respeito da relação de Fonseca com o violão e com os violoni
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
17. Referenciais para o ensino de violão na formação do musicoterapeuta / References for the teaching guitar in the training of music therapists
Por se tratar de uma pesquisa interdisciplinar, este trabalho apresenta como referenciais teóricos conhecimentos das áreas de Educação em nível superior, Musicoterapia e Educação Musical. Em geral, o professor de violão nos cursos de Musicoterapia é frequentemente confrontado com exigências específicas da área que os métodos de ensino tradiciona
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/04/2010
-
18. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras / Appassionata for solo guitar by Ronaldo Miranda: the octatonic treatament and the brazilian muiscal constancies
Esta pesquisa discorrer sobre elementos constitutivos da Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda. São analisadas características concernentes aos dois temas da peça, evidenciando a oposição de técnicas da música do século XX com elementos característicos da música brasileira. Em relação ao primeiro tema, são discutidos aspectos referen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2010
-
19. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti
Recorte da tese de doutorado (SCHROEDER, 2006) em que proponho o conceito de corporalidade musical para poder explicar as performances de cinco músicos populares. Através da investigação das relações que dois deles (Baden Powell e Egberto Gismonti) constroem com seus instrumentos (violão popular) e linguagens (música popular instrumental), pretende-s
Per Musi. Publicado em: 2010-12
-
20. A obra de Garoto para violão: o resultado de um processo de mediação cultural
Este trabalho tem como objetivo verificar o resultado de um processo de mediação cultural vivenciado por Garoto em sua trajetória artística. Trata-se de uma investigação que analisa o agenciamento realizado pelo compositor entre universos culturais distintos, sendo que a obra desse autor composta para violão solo, será observada a partir do diálogo
Publicado em: 2010
-
21. Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: o tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras / Appassionata for solo guitar by Ronaldo Miranda: the octatonic treatament and the brazilian muiscal constancies
Esta pesquisa discorrer sobre elementos constitutivos da Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda. São analisadas características concernentes aos dois temas da peça, evidenciando a oposição de técnicas da música do século XX com elementos característicos da música brasileira. Em relação ao primeiro tema, são discutidos aspectos referen
Publicado em: 2010
-
22. Guerra-Peixe: da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue ao Prelúdio nº 2 para violão
O presente texto apresenta as conclusões a que chegamos ao verificar a afirmação do violonista Nélio Rodrigues, segundo a qual o Prelúdio nº 2 para violão (1970) de César Guerra-Peixe foi "idealizado" a partir da trilha sonora do filme O diabo mora no sangue (1967) de Cecil Albery Thiré. Depois de discutir questões gerais acerca da partitura dos ci
Per musi. Publicado em: 2010
-
23. A guitarra elétrica na música popular brasileira : os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker / The electric guitar in brazilian popular music : The styles of the musicians José Menezes and Olmir Stocker
O tema desta tese é a inserção da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século XX. Através do estudo dos estilos de José Meneses e Olmir Stocker, dois músicos que se dedicaram a esse instrumento, procuro compreender o modo pelo qual a guitarra elétrica não apenas foi introduzid
Publicado em: 2010
-
24. A gênese da bossa nova : João Gilberto e Tom Jobim
Este trabalho estuda a gênese do estilo musical bossa nova a partir da análise das quatro canções de Tom Jobim com letra dele mesmo que integram o repertório dos três primeiros discos de João Gilberto. A análise propriamente dita é precedida de contextualizações e definições. Situa-se a bossa nova como gênero no contexto histórico da canção,
Publicado em: 2010