Musica E Ideologia
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio
O artigo reflete sobre como as temáticas fome, consumo de refrigerantes e consumo de feijão com arroz são enfocadas na música popular brasileira. Investigamos os anos de ditadura militar (1964-1985). O foco da análise é a chamada canção de protesto, gênero musical caracterizado por críticas estético-cultural, político-ideológica e social aos gov
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09
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2. O som do ódio: explorando o uso das letras da música hatecore como estratégia de recrutamento pelo Movimento da Força Branca
Este estudo utiliza a “Grounded Theory” para examinar o uso de letras de músicas hatecore como uma Comunicação estratégica para difundir ideologia skinhead. Os resultados indicam que as letras retratam as minorias étnicas e religiosas, e os homossexuais como inferiores e subumanos. Os judeus, o governo e os brancos que se opõem à ideologia skinhea
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-12
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3. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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4. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na historiografia musical brasileira: história, ideologia e sociabilidade / Luiz Heitor Correa de Azevedo in Brazilian Musical Historiography: History, ideology and socialization.
Esta tese se constitui numa reflexão sobre Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, embasada na historiografia musical Brasileira. Ela está elaborada em base aberta de investigação, com recortes na historiografia cultural. Discutimos as escolhas do musicólogo, norteadas entre valores contemporâneos e tradicionais da sua época. Apoiamo-nos em parâmetros da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
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5. PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
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6. As características pós-modernas na obra Rimsky de Gilberto Mendes
O pós-modernismo na música ainda busca critérios que permitam sua compreensão, entre eles traços como fragmentação, descontinuidade, citação, justaposição de estilos e pluralismo. O presente estudo visa demonstrar as características pós-modernas na obra Rimsky de Gilberto Mendes por meio da análise de suas referências existentes, tendo em vist
Per Musi. Publicado em: 2010-12
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7. Retratos das periferias urbanas nos raps dos Racionais MC s / A portrait of brazilian urban peripheries in the raps of the musical group Racionais MC s
Este trabalho tem por objetivo verificar, a partir do recorte de um dado discurso musical (rap), como os jovens das periferias urbanas brasileiras têm representado discursivamente o social. Sob esse aspecto, a representação dos atores sociais no discurso é o principal foco analítico, tendo como perspectivas teóricas de estudo a Análise Crítica do Dis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2009
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8. O progresso pela viola: análise político ideológica da obra musical de Tonico e Tinoco durante a ditadura militar
Este trabalho faz uma análise política e ideológica da sociedade brasileira durante a ditadura militar, tendo como fonte a obra musical de Tonico e Tinoco. Ao ouvir as canções da Dupla Coração do Brasilpercebia que algumas tratavam do tema progresso de forma diferente de outras canções sertanejas, que o apresentava como elemento desestruturante da s
Publicado em: 2009
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9. Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial / Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial
The thesis is based on the idea of innate idiosyncrasy of Illuminism and its relation to the changes in the meaning of music, not only in relation to the language structures, but also in the processes of its reception in the 18th century. In Brazil, the process was increased as the intense social movement concealed a complex field of conflict which did not u
Publicado em: 2008
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10. THE ENIGMA OF MPB AND THE WEB/CONSPIRACY OF THE VOICES: IDENTITY AND INTERTEXTUALITY IN THE MUSICAL DISCOURSE OF THE SIXTIES / O ENIGMA DA MPB E A TRAMA DAS VOZES: IDENTIDADE E INTERTEXTUALIDADE NO DISCURSO MUSICAL DOS ANOS 60
A MPB é uma prática musical popular surgida no início dos anos 60 que ainda está longe de ter sua polissemia esgotada pelos estudos de cultura. A abordagem adotada busca estudá-la como fato integral: como texto - sons musicais, em complexa relação com suas letras, performances, discursos extramusicais e o contexto mais amplo. Nesta tese argumenta-se q
Publicado em: 2007
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11. Dez estudos para violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas.
Este trabalho propõe uma interpretação musical dos Dez Estudos para Violão de Radamés Gnattali baseada nas características estilísticas atribuídas pela literatura musical à obra geral do compositor. Adotamos como referencial teórico o princípio investigativo proposto por Leonard Meyer (2000) em seu livro El estilo en la música. Teoría musical, h
Publicado em: 2006
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12. Dragão confabulando: etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para Koto no Brasil. / "The Lying Dragon ...": ethnicity, ideology and cultural inheritage through the Koto music in Brasil.
O presente estudo de caso examina a dinâmica da continuidade da música para koto, sōkyoku, no Brasil, a partir de grupos inicialmente observados por Dale Olsen (1983a), em 1981. A temática música transterritorializada ou repertório dos imigrantes, sob perspectiva etnomusicológica, busca contribuir para os estudos de antropologia urbana em discuss�
Publicado em: 2006