Musica E Ideologia
Mostrando 13-17 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
13. Estamos ai : um estudo sobre as influencias do Jazz na Bossa-nova / Estamos ai : a stufy of Jazz influence in Bossa-nova music
Composta de parte da produção musical de setores da classe média carioca da década de 1950, a Bossa Nova surgiu num momento de profundas transformações nas estruturas sociais do país. Associada à ascensão das camadas médias urbanas, à transformações técnicas na indústria fonográfica, dentre outros processos, aquela música foi foco de intensa
Publicado em: 2006
-
14. Caminhar, encontrar e celebrar: o riso e a arte bufa no projeto pedagógico de Carlos Roberto Petrovich.
Pesquisa teórica, de carácter filosófico-educacional, discute el proyecto pedagógico del profesor Carlos Roberto Petrovich (1936-2005) y sus posibles resonancias con la risa y el arte bufo de François Rabelais, estudiado por Mikhail Bakhtin. Petrovich fue alumno del primer curso de la Escuela de Teatro de la Universidad Federal de Bahia (UFBA), tornánd
Publicado em: 2006
-
15. Os desafinados: sambas e bambas no "Estado Novo"
O cerco do silêncio que a ditadura do Estado Novo montou em torno das práticas e discursos que pudessem destoar das normas então instituídas levou muita gente, por muito tempo, a acreditar no triunfo de um pretenso coro da unanimidade nacional. Caminhando na contramão dessa corrente, que estende seu alcance aos domínios da música popular, esta tese pr
Publicado em: 2005
-
16. Discurso, silenciamento e alteração material no filme Deus e Brasileiro
Esta pesquisa, tomando como referencial teórico a Análise de Discurso de linha materialista, com o filme Deus é Brasileiro se dispôs a trazer para a prática analítica a materialidade do cinema, tendo como enfoque cenas nas quais é regular a concomitância entre intervenções divinas e alterações fílmicas atravessadas de silenciamentos. Nesses trec
Publicado em: 2005
-
17. Compreendendo a "África" e a "negritude" na Colômbia: a música e a política da cultura
Neste artigo, o autor analisa o caso dos estilos musicais associados ao "negro", persistentemente vistos pelas pessoas não negras como "primitivos", mas, ao mesmo tempo, "excitantes". Por isso, o conteúdo principal do artigo é a análise dos termos "África" e "negritude" através da música popular colombiana das décadas de 1920 a 1950, em particular a
Estudos Afro-Asiáticos. Publicado em: 2003