Musica Coral
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25. "Madrigais gauchos" of Bruno Kiefer : analysis, preparation and performance based on a new edition, critical and revised / "Madrigais gauchos" de Bruno Kiefer : analise, preparação e execução a partir de uma nova edição, critica e revisada
The object of this paper is the study of the twelve "Madrigais Gaúchos" for chamber choir by Bruno Kiefer aimed at the choral conductor in preparation for a conscious performance. This research examines the composer s experience with choirs, especially those with the "Coral da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul" (Chorus of t
Publicado em: 2009
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26. As sociedades de canto da região de Blumenau no início da colonização alemã (1863-1937) / The singing societies of the Blumenau region at the beginning of the german colonization (1863-1937)
At the beginning of the German colonization in the region of Blumenau (SC), one of the main cultural manifestations of the immigrants were the singing societies, consisting of male choirs which sang secular repertoires. The activity of these societies was intense since the first years of the foundation of the Blumenau Colony until the prohibition of the cult
Publicado em: 2009
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27. Aspectos de regência e execução nos responsórios para Quarta Feira Santa de Antonio dos Santos Cunha.
A presente pesquisa procurou identificar elementos específicos da linguagem musical empregada na composição da obra Responsórios para Quarta Feira Santa de Antônio dos Santos Cunha, composta provavelmente no final do século XVIII ou início do século XIX, e a partir desta coleta de dados, oferecer subsídios para sua interpretação. Para cumprimento
Publicado em: 2009
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28. Alterations in the tessitura of the voice sung in woman of the climacteric / Alterações na tessitura da voz cantada em mulheres no climatério
As flutuações nos níveis dos hormônios sexuais, ao longo da vida do ser humano, trazem modificações anátomo-fisiológicas. Esses hormônios exercem papéis determinantes no desenvolvimento anatômico da laringe e na fisiologia vocal diferindo significativamente entre os sexos o que torna a voz uma característica sexual secundária. Estudos já docume
Publicado em: 2009
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29. A sonoridade vocal e a prática coral no Barroco: subsídios para a performance barroca nos dias atuais
Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica, que inclui autores desde o período Barroco, temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do referido período; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise
Per musi. Publicado em: 2008-12
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30. Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga / Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Os processos composicionais de duas obras musicais são identificados aqui extrinsecamente. Seus elementos estruturais comuns viabilizam um caminho de compreensão e analise, tomando-se como pressupostos formadores de linguagem a parataxe e a intertextualidade. Trata-se, por conseguinte, da designação de uma visão emancipada e expandida dos fundamentos da
Publicado em: 2008
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31. Perfil vocal de regentes de coral do estado de São Paulo
OBJETIVO: traçar o perfil vocal de regentes de corais do Estado de São Paulo. MÉTODOS: participaram deste estudo 150 regentes de corais do Estado de São Paulo. A coleta foi feita individualmente pelo mesmo avaliador, nos locais de trabalho dos entrevistados, através de questionário fechado. RESULTADOS: os regentes tem em média 8,4 anos de exercício d
Revista CEFAC. Publicado em: 2008
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32. Extensão vocal de idosos coralistas e não coralistas
OBJETIVO: comparar a extensão vocal de idosos coralistas e não coralistas e analisar a influência da prática do canto-coral amador na extensão vocal dos mesmos. MÉTODOS: extração dos valores da extensão vocal em semitons por meio de um teclado musical e análise comparativa do número de semitons entre 40 idosos coralistas e 40 não coralistas. RESU
Revista CEFAC. Publicado em: 2007-06
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33. Arranjos de música regional do sertão caipira e sua inserção no repertório de coros amadores / Choral arrangement, choral singing, amateur choir, Brazilian regional music, "sertão caipira".
This article proposes a reflection about the repertoire sung by amateur choirs, focusing on the process of elaboration of vocal arrangements based upon Brazilian regional music, especially country-hick songs (música caipira). The songs discussed here and their arrangements unfold a very particular thematic world, that of the music from one of Brazils variou
Publicado em: 2007
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34. Arranjos de música regional do sertão caipira e sua inserção no repertório de coros amadores / Choral arrangement, choral singing, amateur choir, Brazilian regional music, "sertão caipira".
O presente artigo propõe reflexões sobre o processo de elaboração de arranjos vocais de músicas regionais brasileiras, em especial a caipira, destinados a coros amadores. As composições enfocadas neste artigo e os arranjos que delas resultaram revelam um universo temático muito específico, aquele da canção regionalista oriunda da cultura de apenas
Publicado em: 2007
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35. A relação ritmo-movimento no fazer musical criativo : uma abordagem construtivista na prática de canto coral
A presente pesquisa investiga a relação do movimento corporal na construção do conceito de ritmo a partir de um trabalho de composição coletiva, abrangendo os seguintes momentos: a) Composição rítmico-corporal; b) Representação gráfica; c) Entrevista individual; c) O aprendizado em grupo: a construção da performance. Este trabalho foi desenvolv
Publicado em: 2007
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36. Coral da UFMS : de um "canto" a outro a observação das práticas e sentidos da música na Instituição
Choir music integrated diverse artistic activities in the Federal University of Mato Grosso do Sul - UFMS. Among them, activities developed as university extension directed towards the cultural scene. Thus, this research attempted to understand the social-historical trajectory of the musical practice of choir music in the institution, configured bay the exis
Publicado em: 2007