Musica Brasileira
Mostrando 25-36 de 542 artigos, teses e dissertações.
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25. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
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26. Catete em ré menor: tensões da música na Primeira República
RESUMO Este artigo trata do imbricamento entre cultura e política nas primeiras décadas da República tomando as disputas em torno da categoria “música popular” como um elemento privilegiado de investigação socioantropológica. Partindo de um episódio bastante conhecido entre os historiadores da música - a “Noite do Corta-jaca”, ocorrida em 26
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-08
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27. Música de Feitiçaria no Brasil
Resumo “Música de Feitiçaria no Brasil” resulta de uma conferência lida por Mário de Andrade na Associação Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, em 1933. O autor não chegou a concluir a revisão para sua publicação. Disso se encarregou Oneyda Alvarenga, que organizou, com o texto da conferencia e com parte da documentação conexa, o volume
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
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28. Análise dos processos de atenção e interação em criança com deficiência múltipla sensorial
RESUMO Crianças com deficiência múltipla sensorial podem não desenvolver a linguagem de forma efetiva, pois a combinação de deficiências tende a reduzir a participação em seu meio e prejudicar o desenvolvimento da linguagem. O objetivo desta pesquisa foi analisar os processos interacionais, ou seja, os comportamentos de atenção (atenção à pesso
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 12/06/2017
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29. A gravadora Chantecler e a música regional do Brasil
RESUMO Este texto busca apresentar a trajetória da gravadora paulistana Chantecler que, desde sua criação, em 1958, teve um papel fundamental na produção de discos de artistas ligados à música regional brasileira, especialmente à música sertaneja. Até os anos 1990, tais gêneros musicais tendiam a ser menosprezados pelas gravadoras internacionais i
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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30. Caipira: cultura, resistência e enraizamento
RESUMO O presente artigo trata do surgimento da música caipira como uma expressão da cultura popular brasileira e como essa música, desde o momento em que foi gravada em disco e divulgada pelo rádio, ajudou no processo de reenraizamento dos migrantes caipiras na Grande São Paulo.
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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31. Músicas, músicos e crítica musical francesa em Mário de Andrade
RESUMO Este trabalho apresenta a forte relação de Mário de Andrade com dois campos intrínsecos em sua produção: a musicologia e as referências à cultura francesa que desde cedo permearam sua trajetória intelectual. Analisamos aqui algumas crônicas reunidas em Música, doce música nas quais se evidenciam a visão e a postura singular do escritor br
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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32. Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976)
RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedimentos musicais que fizeram parte da construção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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33. Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada
RESUMO Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pres
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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34. LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros
RESUMO O artigo parte da mudança de orientação estética do compositor César Guerra-Peixe, na virada dos anos 1940 para os anos 1950, para empreender uma discussão sobre as relações entre técnica composicional e pesquisa folclórica junto aos compositores brasileiros do período. A ideia de que a música brasileira seria marcada por “limitações�
Novos estud. CEBRAP. Publicado em: 2017-03
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35. A Cidade barroca na Europa e América Ibérica
Existem ou existiram cidades barrocas? Essa é questão basilar que o presente livro pretende responder. Para isso, o autor desenvolve uma investigação que tem como fundamento a averiguação da hipótese que assegura que o mesmo espírito que tomaria de assalto o mundo ocidental em todo o século XVII e na maior parte do século XVIII, contaminando a arte, a arquitetura, a literatura, a música, o teatro, teria igualmente alcançado a configuração visiva das cidades. Apontando para a atualidade do estudo crítico da História da Arquitetura, constrói-se a narrativa passando pelo sentido da “Urbanística Barroca”, na França e em Roma, e, posteriormente, frente às grandes contribuições dos mestres do Barroco italiano, discutindo o fenômeno da cidade barroca através da leitura do espaço e suas relações com os monumentos que compõem o drama barroco. O trabalho também aborda de maneira diferenciada como o fenômeno da cidade barroca se manifestou na produção da cidade brasileira setecentista, analisando particularmente Ouro Preto e, na América Hispânica, a cidade de Cusco, com todas as suas similaridades e diversidades.
Autor(es): Baeta, Rodrigo Espinha
EDUFBA. Publicado em: 2017
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36. NARRATIVAS, PERSONAGENS E PERFORMANCES: A BAIANA COMO A FACE DO CANDOMBLÉ
Resumo Esse rtigo descreve como a baiana, um tipo regional da cultura brasileira, teria sido construída com a contribuição da literatura, música, religião e textos acadêmicos, seu papel na formação da brasilidade e identidade afro-brasileira, como possíveis efeitos nas vidas das pessoas reais referidas sob este rótulo.
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2016-12