Musica Armorial
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1. Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais
Escrito originalmente sob a forma de dissertação de mestrado, tendo como título "Movimento Armorial: o erudito e o popular na obra de Antônio Carlos Nóbrega", orientada pelo professor Sébastien Joachim e aprovada com distinção pela banca examinadora do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da universidade Estadual da Paraíba, a presente obra traz para o conhecimento público e debate acadêmico mais um capítulo da história do Movimento Armorial. Antônio Carlos Nóbrega em acordes e textos Armoriais se caracteriza como uma contribuição para a ampliação do acervo e das pesquisas sobre o Movimento Armorial, através da música, atividade essa de maior repercussão nacional do Movimento, ainda em carência no universo das pesquisas científicas. Ampliam-se, dessa forma, as possibilidades de abordagens para com um capítulo importante da cultura brasileira, que ainda carrega marcas e reflete o Movimento criado por Ariano Suassuna.
Autor(es): Costa, Luís Adriano Mendes
EDUEPB. Publicado em: 2011
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2. Crabs with brains : analysing the manguebear s musical hibridity / Carangueijos com cérebro : uma análise dos hibridismos musicais realizados pelo movimento manguebeat
Este trabalho analisa o chamado Manguebeat, movimento originário da cidade de Recife (Brasil) no início dos anos 90 do século XX, que tem como principal característica a apropriação e a hibridização de diferentes materiais da cultura popular e também de materiais advindos da cultura de massa ou cultura pop. A pesquisa contextualiza o movimento dentr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
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3. Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira
Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos históricos, estéticos e interpretativos do Concertino em Lá Maior para Violino e Orquestra de Cordas (1996-2001), de Clóvis Pereira, única obra armorial concertante para esse instrumento, bem como criar critérios interpretativos através da análise da obra, dentro da perspectiva violinística. A estr
Publicado em: 2010
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4. Música dos espaços: paisagem sonora do Nordeste no movimento armorial
This work exams the presence of music in the imaginary constitution of spaces, taking as studys object part of the musical production of the Armorial Movement, officially casted in 1970 in the city of Recife, Pernambuco. From that so called, by the Armorials discourse, the essence of the brazilian northeastern popular art, the armorialists has intended to ma
Publicado em: 2007
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5. CANTIGA DE LONGE: O MOVIMENTO ARMORIAL E A PROPOSTA DE UMA MÚSICA DE CONCERTO BRASILEIRA / CANTIGA DE LONGE: THE MOVIMENTO ARMORIAL AND THE PROPOSAL OF A BRAZILIAN CONCERT MUSIC
This study aims at discussing the conception of brazilian culture in which the artistic creation of Movimento Armorial is based. It seeks to understand the Armorial proposal for the creation of a brazilian erudite music based on the popular roots of our culture. First of all, Ariano Suassuna´s reflections on brazilian culture were investigated, specially th
Publicado em: 2006
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6. Antonio Nobrega: the musical-poetical-linguistic expression of a popular artist from Pernambuco, Brazil / Antônio Nóbrega : a expressão linguístico-poético-musical de um brincante pernambucano
This doctorate dissertation has as its aim to deal with the musical-poetic- linguistic universe in which Antonio Nóbrega, an artist from the state of Pernambuco, Brazil, expresses himself as singer, composer, actor, dancer, violinist, and rebec player, taking as its basis three fields of the Portuguese language: stylistics, semantics and dialectology. The s
Publicado em: 2006
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7. Do mangue para o mundo : o local e o global na produção e recepção da musica popular brasileira
The present study analyses local and global communication networks in contemporary world and their impact on the urban cultural dynamics in peripheral contexts, by means of a specific case study: the manguebeat movement or mangue scene, from Recife, Pernambuco, Brazil. The study takes as its starting point the hypothesis that processes of cultural globalizat
Publicado em: 2004
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8. Abordagem analitico-interpretativa da sonatina (1995) para violino e piano de Danilo Guedes Guanais
o jovem compositor brasileiro Danilo Guanais reitera em sua Sonatina(1995) para violino e piano, o valor da música brasileira. Trata-se de uma obra, estilisticamente falando, bastante eclética. Isso se revela em cada um dos movimentos, nos quais o compositor percorre caminhos tradicionais e chega até o armorial, colocando a obra num grau de importância e
Publicado em: 2002
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9. A presença cenica na obra de Antonio Nobrega
Este trabalho busca um entendimento acerca da presença cênica na obra de Antônio Nóbrega, desde o plano material dos elementos de representação presentes na música, na dança, na teatralidade, até a dimensão simbólica que tais elementos refletem. A dissertação inicia-se com a conceituação da presença cênica como representação da realidade,
Publicado em: 2002