Museu De Arte Moderna Do Rio De Janeiro
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. “OS MENINOS DIANTE DE NÓS”: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE ESCOLARES BRITÂNICOS (1941)
Resumo Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro em 1941, como um esforço de propaganda da cultura britânica nas Américas tendo em conta o contexto da Segunda Guerra Mundial, mas também como parte de um conjunto de iniciativas educacionais envolvendo arte, vo
Hist. Educ.. Publicado em: 25/11/2019
-
2. WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
Resumo: Ao procurar entender a fundação do Museu de Arte em face do processo de modernização brasileira de meados do século XX, a busca de referências estrangeiras na concepção do museu tem sido caminho obrigatório para as investigações sobre a instituição. As constantes referências à escola de Ulm e à inspiração que poderia ter proporciona
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2012-06
-
3. Arte engajada e transformação social: Hélio Oiticica e a exposição Nova Objetividade Brasileira
O artigo pretende analisar os objetivos e a repercussão de uma das mais importantes exposições de vanguarda ocorridas na década de 1960: a Nova Objetividade Brasileira, montada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Realizada um ano antes da promulgação do AI-5, a exposição demonstra a vitalidade do debate em curso sobre a possibilidade de cria�
Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Publicado em: 2012-06
-
4. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira / Cultural mediation and the building of an institutional vanguard: the case of the brazilian constructive art
O presente trabalho levanta questões sobre algumas formas particulares de estruturação de um sistema profissional de produção cultural para as artes plásticas no eixo Rio de Janeiro São Paulo no período que coincide com um momento de florescimento político e econômico e se fortalece a partir da segunda metade dos anos 1940 e ao longo das décadas d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2011
-
5. Instituto Brasil-Estados Unidos: uma experiência no campo artístico carioca
No período que se estende entre meados da década de 40 e início da década de 60, grandes transformações se processaram no campo artístico brasileiro. Nesse momento, novos estabelecimentos artísticos foram criados, os critérios para a avaliação dos artistas e das obras de arte sofreram alterações e um debate entre os defensores da figuração e o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2009
-
6. The art museums in modern Brazil : the collection between the formation and the preservation / Os museus de arte no Brasil moderno : os acervos entre a formação e a preservação
O objetivo desta pesquisa é o estudo das relações que existiram entre a formação e a preservação dos acervos dos primeiros museus de arte brasileiros que incorporaram obras de arte modernas - o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e os Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeir
Publicado em: 2009
-
7. Os salões municipais de belas artes e emergencia da arte contemporanea em Belo Horizonte : 1960-1969 / The fine arts municipal salons and the emergency of contemporary art of Belo Horizonte : 1960-1969
Encontra-se, nessa tese, o estudo das obras premiadas nos Salões Municipais de Belas Artes (SMBAs) de Belo Horizonte na década de 1960 e a transformação do SMBA em Salão Nacional de Arte Contemporânea (SNAC) em 1969. Para tanto, tornou-se necessário o entendimento das modificações do cenário artístico de Belo Horizonte iniciadas pelos confrontos e
Publicado em: 2008
-
8. MAM Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MASP Museu de Arte de São Paulo : paradigmas brasileiros na arquitetura de museus
Este trabalho analisa a arquitetura do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - e MASP - Museu de Arte de São Paulo - a partir do estudo da história da arquitetura dos museus desde a sua fundação no século XVIII e da análise dos condicionantes que distinguem e particularizam esses edifícios. A moderna arquitetura brasileira, geradora dos princ�
Publicado em: 2007
-
9. Through the halls of biennials, the architecture excluded from the specialized manuals: expressions of the Brazilian modern architecture exhibited on the five first São Paulo International Biennials (1951-1959) / Pelos salões das bienais, a arquitetura ausente dos manuais: expressões da arquitetura moderna brasileira expostas nas bienais paulistanas ( 1951-1959)
This research aims to confront the architectural, town planning and landscape architectural projects exhibited on the five first Exposições Internacionais de Arquitetura (EIA), between 1951 and 1959. In this period, EIA exhibitions were organized by the Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) in share with the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).
Publicado em: 2007
-
10. Fayga Ostrower, uma vida aberta à sensibilidade e ao intelecto
Este texto discute a contribuição da artista plástica, educadora e humanista Fayga Ostrower (1920-2001) ao tema ciência e arte. Fayga dedicou sua vida às artes plásticas e à educação artística. Entre 1948 e 2001, expôs suas obras em diversos museus brasileiros e estrangeiros. Lecionou durante 16 anos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, min
História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Publicado em: 2006-10
-
11. A psiquiatra e o artista : Nise da Silveira e Almir Mavignier encontram as imagens do inconsciente / The psychiatrist and the artisti : Nise da Silveira and Almir Mavignier meet the images of the unconscious
O objetivo desta pesquisa foi investigar os primeiros anos (de 1946 a 1957) do ateliê de pintura - localizado no hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, Brasil - do ponto de vista dos artistas plásticos envolvidos, bem como a sua repercussão no campo da arte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com pessoas que particip
Publicado em: 2006
-
12. LNULLARCHITECTURE DE LNULLART: LE PARADOXE DANS LES MUS¿ES D ART MODERNE / A ARQUITETURA DA ARTE: O PARADOXO NOS MUSEUS DE ARTE MODERNA
O conceito de museu de arte moderna é paradoxal. A contradição consiste na convivência da instituição museu - cuja atribuição original é de se ocupar de objetos do passado, destituídos de seu contexto original - com a arte da atualidade. Esta contradição está presente em todas as esferas institucionais e artísticas, acirrando-se ao longo do sé
Publicado em: 2003