Museu De Arte Contemporanea Da Universidade De Sao Paulo
Mostrando 1-12 de 21 artigos, teses e dissertações.
-
1. Do cartaz ao mural: Bramante Buffoni e o ambiente ítalo-paulista da década de 1950
Este artigo aborda a trajetória do artista italiano Bramante Buffoni e sua importância para a compreensão das artes aplicadas como signo da modernidade no Brasil. Buffoni chegou em São Paulo em 1953, onde trabalhou com diversos agentes importantes do ambiente cultural paulistano, como Pietro Maria Bardi e Francisco Matarazzo Sobrinho. O artista atuou de
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
-
2. Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material
RESUMO Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a
An. mus. paul.. Publicado em: 05/12/2019
-
3. Famílias no museu de arte: lazer e conhecimento: um estudo sobre o programa educativo Interar-te do MAC USP / Families in the museum of art : leisure and knowledge : a study about the Interar-te Educational Program from MAC USP
A pesquisa Famílias no museu de arte: lazer e conhecimento um estudo sobre o programa educativo Interar-te do MAC USP teve como objetivo investigar as motivações dos adultos que optam por proporcionar a crianças e jovens, nos momentos de lazer de sua família, atividades de cunho cultural e educativo e, com isso, observar os desdobramentos destas iniciat
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
-
4. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Rev. Bras. Psiquiatr.. Publicado em: 2012-06
-
5. Mafai e Scipione: a Scuola Romana di Pittura no MAC-USP
Estudo crítico sobre obras de dois pintores italianos, Mario Mafai e Gino Bonichi (dito Scipione), pertencentes à Scuola Romana di Pittura, presentes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP): Rapaz e Natureza-morta (Mafai) e Oceano Indiano (Scipione) integram o primeiro acervo do atual museu, e são advindas da antiga coleç�
ARS (São Paulo). Publicado em: 2012
-
6. Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) / Jacob Ruchti, the modernity and architecture of São Paulo (1940-1970)
Jacob Ruchti, a modernidade e a arquitetura paulista (1940-1970) analisa individualmente, pela primeira vez, o envolvimento do personagem Jacob Ruchti no movimento estéticosócio- cultural paulista. Nascido na Suíça em 1917, Ruchti formou-se arquiteto pela Universidade Mackenzie em 1940. A abordagem destaca sua contribuição pioneira para a semeadura e c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011
-
7. O tratamento documental de coleções fotográficas em museus de arte / The documental treatment of photographic collections in art museums
The research presents a survey of data about the documentary treatment of the photographic collections in art museums, after the incorporation of photograph in your holdings. It were selected, as case studies, the following São Paulo art museums: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu Lasar Segall and Mus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2011
-
8. A arte, a USP e o devir do MAC
O texto visa refletir sobre o Museu de Arte Contemporânea da USP, sua história e perspectivas, no quadro geral da Universidade de São Paulo em suas relações com as artes visuais.
Estudos Avançados. Publicado em: 2011
-
9. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira / Present in the museum: collection building processes of Brazilian contemporary art
A presente pesquisa analisa os processos de atualização de acervos de arte contemporânea brasileira em dez museus do país e as condições dessa prática na atual confi guração do sistema da arte. Como recurso de aprofundamento, examina mais detidamente os processos curatoriais ligados à formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo nos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2010
-
10. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte
Durante as décadas de 196070, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), sob a direção do prof. Walter Zanini, serviu de espaço para a experimentação de diversas linguagens artísticas. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo diretor Walter Zanini, está a sua participação na Conferência Internacional de Museus e C
Publicado em: 2010
-
11. Museum and the city: the impasse of the museums of contemporary art in Brazil / Museu e cidade: o impasse do MACs
A presente pesquisa debruça-se sobre o conjunto de treze museus públicos brasileiros, das regiões nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do pais, que se denominam museus de arte contemporânea (MAC). A tese apresenta o impasse da tipologia MAC como modelo institucional, não apenas na patrimonialização de acervos artísticos contemporâneos, mas principa
Publicado em: 2009
-
12. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970
Este ensaio visa sistematizar os primeiros resultados de uma pesquisa, ainda em curso, sobre o processo de legitimação da fotografia pelo sistema de arte no Brasil, cujo foco principal é o museu. Os museus de arte da cidade de São Paulo foram escolhidos para dar início a essa investigação. Primeiramente, será abordada, em linhas gerais, a presença d
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2008-12